8º BEC inicia os trabalhos de recuperação da Transamazônica

O DNIT deu inicio aos trabalhos de recuperação total do trecho urbano da Rodovia Transamazônica. Esse trabalho atende um anseio popular já que os sete quilômetros da rodovia estavam intrafegáveis em função dos diversos buracos que colocaram a via como ponto crítico vulnerável para pedestres e condutores de veículos.
A reivindicação foi pleiteada pela prefeita Eliene Nunes em Brasília que por diversas vezes, em suas visitas, levou material em anexo como fotos e imagens onde mostrou a realidade desse trecho aos representantes do Dnit.
Com o atendimento do pedido, houve as etapas para começar os trabalhos, como, por exemplo, a licitação do trecho, que demandou tempo diante da expectativa da administração municipal.
No entanto, a empresa vencedora da licitação impôs algumas dificuldades para vir fazer os serviços de pavimentação no perímetro urbano da Rodovia Transamazônica e foi necessária uma nova conversa entre a prefeita Eliene Nunes e Jorge Ernesto Pinto Fraxe diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) para que fosse assim encontrada uma  solução para impasse.

E a solução foi um termo de Cooperação Técnica para o BEC pudesse  asfaltar a Transamazônica no trecho urbano de Itaituba.

 

Mesmo assim ainda houve uma demora na execução destes serviços, o que obrigou o Ministério Público Estadual e a Justiça Federal, tomarem medidas enérgicas entrando com ação civil publica onde poderia penalizar o DNIT caso ele  não viesse a cumprir com aquilo  que é de sua responsabilidade

A pavimentação asfáltica, drenagem e sinalização serão realizados pelo 8º BEC (Batalhão de engenharia e Construção) de Santarém que inclusive, já deu inicio aos trabalhos com o tapa-buracos.

De acordo com o tenente Ramon,  responsável pela obra informou  que inicialmente  será feito os serviço de tapa de imediato no trecho do residencial até o trecho que fica  nas  proximidades  da 34ª rua  sendo que , desse trecho até a rotatória será retirado os resto de asfalto ainda existente e em seguida será feito um serviço de terraplanagem, e logo após será feita uma selagem mais conhecida como uma pintura que servirá pra minimizar a  poeira, logo após será feita a drenagem em três pontos, ponte do km 07, km 03 conhecida com passagem da garapeira na curva da morte na popular e conhecida lagoa do pai velho. 



 

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Fonte: Ascom PMI

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