Itaituba sedia Seminário sobre Navegação no Rio Tapajós

Foi realizado nesta quinta-feira (21), o seminário que trouxe como tema central a “Navegação no Rio Tapajós” no auditório da Faculdade de Itaituba. O evento organizado por entidades governamentais e não governamentais teve como público alvo a comunidade itaitubense, e como convidados especiais integrantes do Movimento Pró-Lojística que estão realizando um novo Estradeiro. Na história do movimento já foram realizados 19 Estradeiros, evento que reuni investidores e plantadores de grãos do Mato Grosso para cobrar e fiscalizar a pavimentação das BR 163 e 230, que vai viabilizar o escoamento da produção através de portos nesta região.


A mesa de autoridades do seminário foi composta por Kleber Menezes, presidente da Associação dos Terminais Portuários e Privados e das Estações de Transbordo de Cargas da Hidrovia do Tapajós - ATAP; Eduardo Lobato Carvalho, presidente do Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial e Lacustre do Estado do Pará - SINDARPA; Carlos Favaro, presidente do Movimento Pró-Logística – APROSOJA; Nelson Tucci, representante do BNDES; Eliene Nunes, Prefeita de Itaituba; Adalberto Tokarki, Superintendente de Navegação Interior da ANTAQ e Marcelo Reis, capitão de Fragata da Marinha.

O evento teve o reforço de um grupo de estradeiros que veio de Mato Grosso pela BR 163 reivindicar, a estrutura de transporte rodoviário, bem como, a navegação no rio Tapajós. Este é o segundo seminário que os estradeiros participam, o primeiro aconteceu na cidade de Sinop-MT no ultimo dia 18, quando foi apresentado dados do andamento dos trabalhos das empresas responsáveis por cada trecho da rodovia que está sendo asfaltado.
Na ocasião foi apresentado o eixo logístico multimodal Cuiabá x Santarém; Instalação de novos terminais logísticos na região de Miritituba e a dinâmica do Rio Tapajós. O capitão de Fragata Marcelo Reis exibiu em slides as novas cartas de náuticas do Tapajós, visto que as mesmas ainda eram de 1980, no entanto não foram constatadas grandes alterações segundo o capitão. A prefeita de Itaituba Eliene Nunes recepcionou os estradeiros, autoridades e comunidade presente e assinou o Acordo com ATAP, que representa as mitigações, ou seja, a contra partida, os investimentos que os portos deixarão para o município. Dia 4 de dezembro está previsto para acontecer na Câmara Municipal de Itaituba a assinatura do Termo de Compromisso entre Prefeitura e ATAP, bem como a discussão dos itens deste documento com a sociedade civil organizada. Os portos graneleiros são grandes investimentos que estão se instalando em Itaituba, mas que devem deixar também uma contrapartida social.
A última etapa do seminário Navegação no Rio Tapajós abriu espaço para perguntas da platéia. A mesa de autoridades fez esclarecimentos a investidores, comandantes de pequenas embarcações que trabalham no transporte de passageiros, professores, alunos e até do representante da Associação dos Catadores de Material Reciclável do município.

O seminário encerrou ao meio dia, de acordo com o cronograma, e o convite para comunidade local comparecer e acompanhar as propostas contidas no Termo de Compromisso que será debatido no próximo dia 4 de dezembro na Câmara Municipal, quando na ocasião também estará presente o Secretário de Meio Ambiente do Estado José Colares.
















Ascom PMI

Comentários