Itaituba: Programa Luz para Todos vai beneficiar 600 famílias

O Programa Luz para Todos, criado em 2003 pelo Governo Federal, por meio do Ministério de Minas e energia- MME com a participação da Eletrobrás e suas empresas controladas, com objetivo de levar luz a 2 milhões de domicílios rurais no Brasil, que antes viviam na escuridão. Com a implantação e divulgação do programa foram acrescidos 900 mil domicílios à meta inicial, que deverão ser atendidos até 2014. No município de Itaituba, há mais de 4 anos a  execução do programa havia sido paralisada, porém, esta gestão tem feito inúmeros esforços e juntamente com outros órgãos ligados ao setor rural tem conseguido avanços.
 Somente neste ano de 2013, o programa foi resgatado no município de Itaituba, através da luta dos comunitários e do empenho da administração pública municipal. Os trabalhos já foram iniciados no PA Ipiranga que compreende as vicinais da (15, 20, 25, e 30), e as comunidades Rainha, Santa Rita e Santa Luzia, onde cerca de 600 famílias deverão num futuro muito próximo, concretizar a realização de um sonho tão antigo.
 Na vicinal da 15 onde ficam as comunidades de Açaituba e Baixão  Bonito, a  empresa Raio de luz que possui sede no Município de Rurópolis  responsável pela expansão da rede, já está realizando os serviços de limpeza  onde deverão ser cavado os buracos para colocação de postes.
 Com a energia do programa Luz para Todos essas famílias vão poder aproveitar muito mais os produtos de suas roças, transformando-os em alimentos mais saudáveis, graças, por exemplo, ao uso do liquidificador, movido pela eletricidade.  A ampliação da energia elétrica na zona rural de Itaituba vem como suporte de desenvolvimento da agricultura familiar.

Comentários