Cinegrafista atingido por rojão em ato no Rio continua em estado grave

Montagem 2 - cinegrafista da Band é atingido em protesto no Rio (Foto: Agência O Globo)
Fotos da Agência O Globo mostram o momento em que Santiago Ilídio Andrade, da TV Bandeirantes, é atingido na cabeça (veja ao lado).

Santiago Andrade está no CTI do Hospital Souza Aguiar, no Centro.
Funcionário da Band foi atingido em protesto contra aumento do ônibus.

O cinegrafista da TV Bandeirantes Santiago Andrade, ferido na quinta-feira (6) durante um protesto contra o aumento da tarifa de ônibus no Rio, está em coma e continua em estado grave, mas estável, no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Municipal Souza Aguair, no Centro. As informações são da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Durante toda a sexta-feira (7), o estado de saúde do paciente ficou inalterado.
Andrade foi submetido a uma tomografia na manhã deste sábado (8). O exame mostrou que a hemorragia no cérebro dele foi contida, o que significa uma ligeira melhora no quadro, informou o RJTV.
O cinegrafista está sedado e respira com a ajuda de aparelhos. Segundo o hospital, Andrade teve um afundamento de crânio e passou por uma cirurgia na cabeça, que durou 4 horas e foi avaliada pelos médicos como "bem-sucedida". De acordo com a SMS, por meio da implantação de dois drenos durante a operação, foi possível conter a hemorragia na cabeça do paciente e controlar a pressão dentro do crânio.
No protesto de quinta-feira, outras seis pessoas ficaram feridas. Elas tiveram ferimentos leves, foram atendidas no Hospital Souza Aguiar e liberadas.

O protesto
No fim da tarde de quinta-feira, cerca de mil pessoas se reuniram pacificamente na Igreja da Candelária, no Centro do Rio. O protesto foi contra o aumento das passagens de ônibus, que subiram, neste sábado, de R$ 2,75 para R$ 3. O reajuste é de 9,09%. Estudantes, integrantes de partidos políticos e black blocs caminharam então em direção à Central do Brasil.
Dentro da estação de trem, mascarados subiram nas catracas e algumas foram quebradas. Houve confronto com a Polícia Militar e muita correria. Passageiros se sentiram mal e outros fugiram do tumulto.
Do lado de fora da Central do Brasil, houve mais confusão. Um grupo atirou paus e pedras nos PMs, que lançaram bombas de efeito moral. Vândalos arrancaram placas de metal para usar como escudo e chutaram tapumes. Baderneiros também apedrejaram uma delegacia e fizeram uma fogueira no meio da rua, impedindo a passagem de carros e ônibus. Eles também derrubaram um dos portões principais da estação de trem.

O cinegrafista está em pé, com a câmera no ombro, trabalhando no meio da praça. No primeiro registro, vê-se um rastro de fogo com faíscas perto das costas dele.
Em seguida, a imagem mostra uma explosão na cabeça. Uma grande quantidade de fogo se espalha. Na sequência, ele se curva, ainda com a câmera no ombro, e é possível ver muita fumaça.
Momentos depois, o repórter cinematográfico da TV Globo Júnior Alves se aproxima e registra a imagem do cinegrafista da Band caído no chão.
O comandante do 5° Batalhão da Polícia Militar (BPM), Luis Henrique Marinho, informou à assessoria de imprensa da PM que, na hora do incidente, ele estava a 30 metros do local onde o cinegrafista foi atingido. O comandante disse ter visto pessoas vestidas de preto lançando morteiros, e um desses explosivos teria caído na cabeça do funcionário da Band.
A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) divulgou nota repudiando a agressão ao cinegrafista da Bandeirantes. A Abraji informou que ainda não se sabe quem disparou o artefato – se foram policiais ou manifestantes. A entidade disse também que é necessária uma apuração rápida do que ocorreu, para que procedimentos sejam revistos e o estado proteja a liberdade de expressão, a liberdade de informação e o jornalista.
A TV Bandeirantes também divulgou nota, informando que o cinegrafista Santiago Andrade foi ferido na cabeça por um artefato – e que não se sabe, por enquanto, se foi por uma bomba de gás lacrimogêneo ou de fabricação caseira. O comunicado afirmou também que a Band esperou no hospital, ao lado da família de Santiago, os resultados da cirurgia.
A TV Globo também lamenta profundamente o episódio, se solidariza com a família do cinegrafista da Bandeirantes e acompanhará de perto o caso até que tudo seja esclarecido.

Comentários