Itaituba - Operação apreende equipamentos fluviais e notifica embarcações.

Operação apreende equipamentos fluviais  (Vanísia Nery/G1)

Uma operação do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) notificou 14 embarcações que trafegavam pelo rio Tapajós, entre os municípios de Itaituba e Jacareacanga, no sudoeste do Pará, por apresentarem irregularidades. O objetivo da ação era fiscalizar as atividades extrativistas de minério ao longo de toda a extensão do rio.
Segundo o BPA, o trajeto entre as cidades é onde são empregadas dragas, embarcações que utilizam uma espécie de broca ligada a uma bomba de sucção para retirar o minério do leito fluvial, que depois depositam os resíduos desse processo nas margens, prática essa que ameaça a qualidade da água, do ar, da fauna e flora da região.
A ação de fiscalização abordou outras 10 embarcações no Tapajós e resultou na apreensão de dois motores de arranque, sete comandos eletrônicos, duas motosseras e uma bomba injetora. Três policiais militares participaram da ação.
A operação contou com o apoio daa Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e a Delegacia de Meio Ambiente (Dema), além da Secretaria de Meio Ambiente de Itaituba (Semmap).

Comentários