INDIOS MUNDURUCU COBRAM MELHORIAS PARA ESTRADA DO BIS


índios pedem melhorias na estrada do BIS















Na essão desta terça feira dia 11, ciceroneados pela professora Márcia Bieri, um grupo de índios da etnia Mundurucu que residem na praia do índio área urbana localizada na estrada do BIS, esteve na Câmara pedindo apoio aos vereadores para que possam intervir junto a prefeita para que sejam feitos investimentos no local.

 
indigenista Márcia Bieri apoia causa dos indios
Começando seu discurso na língua Mundurucu e posteriormente traduzindo para o português, o cacique da aldeia Izaias Akai Munduruku relatou sobre o perigo que há na estrada com veículos em alta velocidade, quando eles transitam de bicicleta ou a pés principalmente as crianças que precisam ir para a escola.

 Além de que temem ficar isolados com a proximidade do inverno já que o igarapé Bom Jardim pode alagar e romper a bueira.  Isaías disse que precisam da atenção do poder publico municipal  e caso não sejam, atendidos nas reivindicações poderão fazer movimento de protesto e interdição da estrada com apoio de índios das aldeias do Alto Tapajós. 

alerta a prefeita: Indio não que apito, que ver trabalho...

Os vereadores prometeram formar uma comissão para reunir com o Secretário de infraestrutura e coma prefeita Eliene Nunes na busca de uma solução. 

O vereador Peninha inclusive propôs que as empresas que usam com frequência a estrada do BIS também colaborem para que ali haja asfaltamento.

Comentários