Pesca ilegal na comunidade Ipixuna do Tapará gera multa em mais de R$ 2 mil

Fiscais ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), localizaram na tarde de quarta-feira (11), na comunidade Ipixuna do Tapará, região de várzea, a matança de um peixe da espécie pirarucu, pesando 80 Kg e medindo aproximadamente dois metros. O peixe foi capturado por moradores da própria comunidade que descumpriram a Portaria do Defeso, por isso foi lavrado o auto de infração e a multa fixada no valor de R$ 2.300,00 (Dois mil e Trezentos Reais).

De acordo com o chefe de fiscalização da Semma, Arlen Lemos, durante a abordagem, foram apreendidos arma de fogo, canoa, flecha, arpão e munições.

“Nós recebemos a denúncia dos moradores daquela comunidade que estaria acontecendo matanças de pirarucu, que fica dentro de uma reserva ambiental, onde os próprios moradores fazem a conservação dos peixes. De antemão mobilizamos nossa equipe de fiscalização e constatamos que já existiam dois infratores, eles já estavam detidos pelos próprios comunitários e nós fizemos somente o procedimento administrativo, lavramos a multa e apreensão de todos os materiais de pesca”, disse.

O pescado apreendido foi doado ao Asilo São Vicente de Paulo. A arma será entregue a Polícia Civil para os procedimentos legais e os demais utensílios foram encaminhados ao depósito da Semma. (PMS)

Comentários