Em
audiência no Senado, ontem (10), o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa,
defendeu a nova etapa do Plano de Investimento Logístico (PIL) anunciada pelo
governo.
Do
total de R$ 198,4 bilhões anunciados aos projetos de infraestrutura e
logística, R$ 21 bilhões deverão ser destinados para obras no Pará.
Apesar
do Estado se destacar entre aqueles que mais receberão recursos, a iniciativa
se justifica pelo fato do Pará ser a melhor via de escoamento da produção de
grãos do centro-oeste brasileiro.
“Conhecida
também como Cuiabá-Santarém, a BR-163 já não mais deverá chegar até o solo
santareno. Os 337 km que ligam Miritituba a Santarém não entraram na lista de
obras do PIL. Esta ação pouco republicana da presidente, que não dialoga e nem
escuta os clamores da sociedade, ratifica que os projetos do Governo Dilma são
feitos sem a devida consideração dos fatores fundamentais para o
desenvolvimento regional”, criticou o senador paraense Flexa Ribeiro (PSDB).
“Constrói-se
a rodovia com a finalidade exclusiva de desafogar os portos da região sudeste,
propondo uma nova rota de escoamento de grãos pelos portos do norte”, lembrou o
parlamentar.
Sobre
a concessão do trecho da BR-163 que vai de Sinop (MT) até o Porto de
Miritituba, em Itaituba, eliminando o trajeto original que chegava até
Santarém, o ministro Barbosa indicou que ainda é possível incluir os 337 km de
Miritituba ao município santareno.
O
ministro sugeriu que o governo estadual faça um estudo e proponha ao governo
federal a inclusão do trecho. Barbosa se comprometeu em conversar com o
ministro dos Transportes Antônio Carlos Rodrigues para que o trecho possa ser
contemplado no PIL.
Com
informações da assessoria de comunicação do senador Flexa Ribeiro
Comentários