segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Cobra grande é encontrada e morta no rio Xingu

Uma sucuri de aproximadamente 7 metros de comprimento foi morta por índios Arawetés, no alto Xingu, o local fica a uma hora de lancha saindo de Altamira e subindo o rio, no sudoeste do Pará, segundo informações o animal estaria passando com dificuldade entre as pedras próximo à aldeia, os índios pescavam no local, quando perceberam o réptil, agressiva, a cobra terminou sendo morta.
Não se tem a data exata de quando o caso ocorreu, mas fontes garantem que foi nas últimas semanas de dezembro/2015, os índios abriram a barriga da cobra e encontraram o que parece ser um animal de médio porte, um filhote de anta.
A cobra sucuri pode viver 30 anos e chegar a 11 metros de comprimento, a digestão das presas geralmente leva meses. Possivelmente a que foi morta pelos Araweté seja uma fêmea, já que os machos são menores.
Tentamos contato com representantes da Fundação Nacional do Índio – a Funai em Altamira, mas até o momento ninguém soube explicar o caso, pilotos de embarcação que passam pela região indígena, nós confirmaram o caso.
Por: RG 15/O Impacto e Felype Adms

Nenhum comentário: