Jacaré de aproximadamente três metros é visto no Rio Tapajós em Itaituba


Na manhã desta terça feira, 02 de Fevereiro, pilotos de voadeiras que fazem a travessia do Rio Tapajós, entre Itaituba e o distrito de Miritituba foram surpreendidos com a presença de um Jacaré de aproximadamente três metros de cumprimento.
Segundo informações era por volta das 11 horas quando o Jacaré foi visto pelos pilotos das pequenas embarcações, alguns ainda chegaram a seguir o Jacaré que estava parcialmente submerso nas águas do Rio Tapajó e registraram como fotos e vídeos o animal. O Jacaré não foi capturado e desceu nas águas do rio. Não é a primeira vez que um Jacaré desse tamanho é visto em frente à cidade de Itaituba. 
Segundo pescadores que viram o animal disse que o mesmo seria (jacaré-açu) que é uma espécie de jacaré exclusiva da América do Sul. Também conhecido como jacaré-negro, é um predador de topo de cadeia alimentar. Exemplares adultos de grandes dimensões podem predar qualquer animal de seu habitat, inclusive outros predadores de topo, como onças, pumas, jibóias e sucuris, se forem surpreendidos por esses animais. 
Normalmente, se alimenta de pequenos animais, como tartarugas, peixes, capivaras e veados. É uma espécie que esteve à beira da extinção, devido ao valor comercial do seu couro de cor negra e da sua carne. Atualmente, encontra-se protegido e sua população encontra-se estável no Brasil. É a maior espécie de jacaré, podendo atingir até 4,5 metros de comprimento e mais de trezentos quilogramas. Porém já foram encontrados exemplares com mais de 5,5 metros de comprimento e possivelmente meia tonelada de peso.


Fonte: Junior Ribeiro com fotos via Whatsapp

Comentários