JANOT COLOCA LULA, PT E PMDB NA LAVA JATO

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, decidiu fazer um strike nesta terça-feira, incluindo diversos nomes na Operação Lava Jato e começando por ninguém menos que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva; além dele, Janot pediu investigações sobre peças importantes do governo da presidente Dilma Rousseff, como os ministros Jaques Wagner e Ricardo Berzoini; outro nome incluído por Janot foi o de Antônio Palocci, ex-chefe da Casa Civil; do PMDB, estão citados o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e o senador Jader Barbalho (PMDB-PA); "As provas colhidas indicam para uma subdivisão interna de poder entre o PMDB da Câmara dos Deputados e o PMDB do Senado Federal", diz Janot; "Já no âmbito dos membros do PT, os novos elementos probatórios indicam uma atuação da organização criminosa de forma verticalizada"; ontem, ele havia pedido investigação contra o presidente do maior partido de oposição, senador Aécio Neves (PSDB-MG)
247 – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, decidiu fazer um strike nesta terça-feira, incluindo diversos nomes na Operação Lava Jato, entre eles, ninguém menos que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 
Além de Lula, Janot pediu investigações sobre peças importantes do governo da presidente Dilma Rousseff, como os ministros Jaques Wagner e Ricardo Berzoini.
Outro nome incluído por Janot foi o de Antônio Palocci, ex-ministro-chefe da Casa Civil. Janot pede ainda investigação contra Edinho Silva, ministro da Secretaria de Comunicação Social, e Giles Azevedo, assessor especial da presidente Dilma Rousseff, bem como de Erenice Guerra, ex-ministra da Casa Civil, e do presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, e do ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli.
Do PMDB, estão citados o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e o senador Jader Barbalho (PMDB-PA), assim como o ex-presidente da Transpetro Sergio Machado. 
"As provas colhidas indicam para uma subdivisão interna de poder entre o PMDB da Câmara dos Deputados e o PMDB do Senado Federal. Estes dois grupos, embora vinculados ao mesmo partido, ao que parece, atuam de forma autônoma, tanto em relação às indicações políticas para compor cargos relevantes no governo quanto na destinação de propina arrecadada a partir dos negócios escusos firmados no âmbito daquelas indicações", disse Janot.
"Já no âmbito dos membros do PT, os novos elementos probatórios indicam uma atuação da organização criminosa de forma verticalizada, com um alcance bem mais amplo do que se imagina no início e com uma enorme concentração de poder nos chefes da organização. As provas apontam para o envolvimento das seguintes autoridades com prerrogativa de foro: Edinho Silva, Ricardo Berzoini, Jaques Wagner, Delcídio do Amaral", acrescenta o procurador-geral.
Ontem, Janot havia pedido investigação contra o presidente do maior partido de oposição, senador Aécio Neves (PSDB-MG). Os inquéritos estão sendo solicitados a partir da delação do senador Delcídio Amaral (sem partido-MS). Leia mais na reportagem da Agência Brasil:
PGR pede investigação de Lula e mais 29 envolvidos na Lava Jato
André Richter - O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a inclusão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de três ministros do governo, do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, e de parlamentares do PMDB, entre outros acusados, no principal inquérito da Operação Lava Jato.
A petição chegou ao Supremo no dia 28 de abril, mas só foi tornada público hoje. Janot pediu ao ministro Teori Zavascki, relator dos processos da Lava Jato no Supremo, a inclusão das seguintes pessoas no inquérito que investiga os crimes de lavagem de dinheiro, corrupção e formação de quadrilha:
- Ex-presidente Lula;
- Ministros Jaques Wagner, Ricardo Berzoini e Edinho Silva;
- Senadores Jader Barbalho e Delcídio do Amaral;
- Deputados Eduardo Cunha, Eduardo da Fonte, Aguinaldo Ribeiro e André Moura; Arnaldo Faria de Sá, Altineu Cortes, Manoel Junior e Henrique Eduardo Alves;
- Assessor especial da presidência da República Giles Azevedo;
- Ex-ministros da Casa Civil Erenice Guerra e Antônio Palocci.
O procurador solicitou abertura de investigação contra o pecuarista José Carlos Bumlai, o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto e o banqueiro André Esteves, do BTG Pactual; Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras, Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro, subsidiária da estatal, e Silas Rondeau, ex-ministro de Minas e Energia.
Ao pedir a inclusão de novos envolvidos no inquérito, que está em andamento desde o ano passado, Janot sustenta que houve um aprofundamento nas investigações. As acusações estão baseadas, principalmente, nas afirmações feitas pelo senador sem partido Delcídio do Amaral (MS) nos acordos de delação premiada.

"Esse aprofundamento das investigações mostrou que a organização criminosa tem dois eixos centrais. O primeiro ligado a membros do PT e o segundo ao PMDB. No caso deste, as provas colhidas indicam para uma subdivisão interna de poder entre o PMDB da Câmara dos Deputados e o PMDB do Senado Federal. Estes dois grupos, embora vinculados ao mesmo partido, ao que parece, atuam de forma autônoma, tanto em relação às indicações políticas para compor cargos relevantes no governo quanto na destinação de propina arrecadada a partir dos negócios escusos firmados no âmbito daquelas indicações", argumentou Janot.

Comentários