NOTA DE PESAR: Associação dos Cabos e Soldados do Pará


NOTA DE PESAR:

Mais um guerreiro que se vai no cumprimento do dever. O Sgt João Luiz tombou numa emboscada, durante uma missão do Ibama em Novo Progresso. A Associação dos Cabos e Soldados lamenta a morte desse grande militar que sempre honrou essa farda. Nosso pesar a família enlutada e a família PMPA que está de luto pela perda de mais Policial Militar para a violência que atinge todo o Estado.
Sobre o fato ocorrido na missão do IBAMA, REGIÃO DE NOVO PROGRESSO, em que veio a óbito o SGT JOÃO LUIZ de Itaituba:
Pela parte da tarde do dia 17/06/16, uma GUPM composta pelos Sgt João Luiz, Sgt Feitosa e Cb Pereira, todos do 15o BPM, os quais se encontram em Novo Progresso, em apoio ao IBAMA, encontravam-se em uma vicinal conhecida por Vicinal da Francy, juntamente com 04 agentes do IBAMA, averiguando denúncia de extração ilegal de Madeira em área de preservação ambiental, a uma distância de aproximadamente 100 KMs da área urbana de Novo Progresso.
Que por volta das 15:30h, encontraram um barraco com mantimentos e alguns materiais utilizados na extração de Madeira. Como ninguém foi encontrado no local, os agentes do IBAMA tocaram fogo no barraco e saíram do local. Mais um pouco à frente uma das viaturas atolou num lamaçal, fazendo com que perdessem uns 30 minutos no local.
Após esse período, resolveram retornar e ao passarem em frente ao barraco, perceberam que o fogo havia sido apagado com água.
Que seguiram nas viaturas, parando as mesmas mais à frente e os 03 PMs retornaram para o barraco a pé, no intuito de surpreenderam as pessoas que haviam apagado o fogo.
Que os policiais ficaram no barraco e perceberam que um homem saiu do Mato e seguiu em direção ao barraco.
Que nesse momento o Sgt João Luís falou que era Polícia e que era para que o homem parasse, sendo que o mesmo não obedeceu a ordem e retornou para o Mato.
Que de imediato o Sgt João Luís saiu correndo atrás do homem, com arma em punho.
Que os outros 02 PMs saíram na direção em que João Luís seguiu, sendo que João Luís estava bem à frente dos mesmos.
Que logo em seguida ouviram disparos de arma de fogo e João Luís retornou, dizendo que havia sido baleado.
Que Feitosa e Pereira efetuaram vários disparos na diração em que vieram os disparos que atingiu. João Luis e em seguida se preocuparam somente em socorrer o policial ferido.
Que os mesmos acreditam que quem atingiu o Sgt provavelmente foi outra Pessoa que se encontrava no Mato, e não o homem que havia corrido para o Mato.
Que João Luis foi atingido com um tiro no ombro e outro no pescoço.
Que o policial evoluiu a óbito uns 40 minutos após ser atingido.
Que no dia 16/06/16 a mesma equipe fez a apreensão de um trator, um caminhão e vários motosserras às proximidades de onde o Sgt foi morto. Foram presos 05 homens, nessa operaçao.
Certamente os homens que atiraram no Sgt estavam fazendo exploração ilegal de Madeira juntamente com os cinco homens que foram presos.
Texto do cmt da 7 cia de novo progresso.

Comentários