Convenções: quanto maior for a festa, maior também será a motivação dos cabos eleitorais



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi6SwXifaSED3B4skG_EPRTKOUxBgMZ9Wny_C_X2L-NL5DzU9C7hngP2ySCj2rOCjbhHvjnaZVvhS0sqMMiwWqytwg1dVSNh76VoZ7k5R4N9R0ASGoqCs0tTfBFP2heiDVPrOAvH2uLSa4e/s1600/Weliton+Lima+Cordeiro+-+Para+artigo+do+blog.jpgOs três partidos com candidaturas majoritárias deixaram para realizar suas convenções bem no finalzinho do prazo determinado pela Justiça Eleitoral.
O PSDB vai homologar o nome do empresário Ivan D'Almeida nesta quinta-feira (4); os tucanos vão tentar repetir o feito de 2004, quando o partido elegeu Roselito Soares prefeito de Itaituba. Doze anos depois o PSDB volta a ter uma candidatura própria para o executivo municipal.
Já o PSD da prefeita Eliene Nunes e o PMDB do ex-prefeito Valmir Climaco marcaram suas convenções para sexta-feira (5).
No PSD a expectativa é pelo nome do vice, enquanto que o PMDB já está com a sua chapa pronta e será a mesma da última eleição.
Além de homologar os nomes de Ivan D'Almeida do PSDB, Valmir Climaco do PMDB e de Eliene Nunes do PSD, as convenções oficializam ainda as coligações proporcionais, e isso também é muito importante para definir o tempo da propaganda eleitoral gratuita, porque a possibilidade do horário eleitoral na televisão, ainda não foi totalmente descartada.
Mas o que vai determinar o sucesso das convenções é a participação da militância dos três candidatos, e esse detalhe é muito importante porque quanto maior for a festa, maior também será a motivação dos cabos eleitorais para trabalharem na campanha de seus candidatos.
A convenção, por tanto, é um momento importantíssimo para os partidos darem essa demonstração de força e é também o primeiro grande teste de popularidade para os candidatos, pois quem fizer mais barulho nessa largada, acabará atraindo uma atenção maior do eleitor.
Weliton Lima, jornalista
Comentário veiculado no telejornal Focalizando desta quintafeira,04/08/16

Comentários