Uma
grave denúncia chegou à nossa redação. Motoristas que trafegam pela BR 163
(Santarém-Cuiabá), no perímetro próximo ao município de Novo Progresso, relatam
que uma suposta fraude pode está sendo praticada pela empresa responsável pela
manutenção daquele trecho da rodovia.
Conforme
demonstram as fotos, a operação tapa buraco redimensiona o tamanho dos buracos
a serem consertados. Se um buraco está com 50 cm, a empresa faz um remendo de
mais de dois metros, tamanho bem maior do que realmente seria necessário.
“Não
sabemos em que termos ela presta esse serviço para o Governo Federal. Porém,
basta observar com atenção, e percebe-se que algo está errado. Existem trechos
da rodovia, onde um mísero buraco, ganhou dimensões de cratera, mesmo não tendo
chegado a tanto”, denuncia um motorista.
Ainda
de acordo com ele, algumas pessoas disseram-lhe que a empresa que faz a
manutenção é a mesma que foi responsável pela pavimentação da rodovia naquele
trecho, e diz: “Desse jeito é entregar o galinheiro para a raposa tomar de
conta”.
Desta
forma fica o alerta para os órgãos fiscalizadores do recurso público, tomarem
providências que o caso requer.
Vale
lembrar que em alguns pontos da BR 163 não há sinalização e acidentes são
constantes, muitos com vítimas fatais. Também sobre esse assunto os motoristas
denunciam a falta de atenção do Governo federal e da empresa que é responsável
pela manutenção da Rodovia. “Os donos dessas empresas, tenho impressão, que
nunca vieram por aqui. Por isso esse descaso, pois não querem saber se estamos
correndo perigo ou não. O que eles querem é ganhar dinheiro ilegalmente. O juiz
Sérgio Moro ainda vai chegar nessa área e aí que quero ver como eles vão
ficar”, disse o motorista Sérgio Assis, que trabalha transportando mercadorias
há mais de 20 anos nessa região. “Já presenciei vários acidentes graves. Têm
noites que não durmo, tendo pesadelos com tudo que já vi nessa rodovia”,
completou Sérgio Assis.
CONCESSÃO DA BR 163 NO PARÁ: No mês de julho, o
Ministério dos Transportes autorizou dois consórcios de empresas a realizar os
estudos técnicos relativos à concessão da BR-163/PA, no trecho entre o
entroncamento com a BR-230 (Campo Verde) e o início da Travessia do Rio
Amazonas (Santarém). O primeiro consórcio é formado por Setepla Tecnometal
Engenharia e Sener Ingeniería y Sistemas. O segundo é composto por Ecoplan
Engenharia e Skill Engenharia.
Os
trabalhos estão sendo aguardados com muita expectativa pela classe empresarial
da região, que na concessão para iniciativa privada, vislumbra a concretização
de um sonho há muito tempo acalentado.
Por:
Edmundo Baía Júnior
Fonte: RG 15/O
Impacto
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