Com a participação de
secretários de Estado, prefeitos, empresários e parlamentares paraenses, foi
realizado este sábado (5) o vôo inaugural da nova rota
aérea comercial ligando Belém a Redenção, no sudeste paraense, a ser operada,a
partir deste mês,pela empresa Piquiatuba Transportes Aéreos.
Feito a bordo de uma
aeronave EMB-120 Brasília, o primeiro voo comercial Belém-Redencão foi
especial: marcou a abertura da quarta nova linha de aviação regional criada,
desde outubro, com o apoio do programa Voe Pará - iniciativa do Governo do
Estado que vem fortalecendo e ampliando a malha aérea regional paraense,
através de incentivos fiscais, como meta estratégica do programa de
desenvolvimento sustentável Pará 2030.
A nova rota aérea a ser
aberta pela empresa Piquiatuba, a partir do dia 21 deste mês, cobrirá
regularmente a rota Belém- Redenção em duas horas e quinze minutos, sempre com
escalas em Marabá, e com voos realizados sempre às segundas-feiras e sábados,
às 7h (partindo de Belém) e às 12h45 (partidas de Redenção). A venda de
passagens para o trecho Belém-Redenção, com escalas em Marabá, já está aberta
ao público no site da empresa (www.voepiquiatuba.com.br).
O voo inaugural da empresa
Piquiatuba na rota Belém-Redenção marca a retomada da aviação comercial no
trecho, que há tempos já foi atendido por outras empresas, incluindo a extinta
Transportes Aéreos da Bacia Amazônica (TABA), mas que até então estava sem vôos
regulares comerciais.
O avião de fabricação
nacional EMB-120 Brasília, da empresa Embraer, é um modelo turboélice
pressurizado de alta performance e tem capacidade para até 30 passageiros. A
empresa Piquiatuba Transportes Aéreos, por sua vez, já possui onze anos de
atuação e opera com 20 aeronaves no Norte e Nordeste do Brasil.
Antes de iniciar essa nova
etapa de operações, com voos para o sul e sudeste paraenses, já tinha uma forte
atuação no oeste do estado, interligando Belém a Altamira, Santarém, Itaituba e
Novo Progresso. Em operação desde 2005, a empresa também mantém voos no Piauí,
ligando Teresina a Parnaíba, Picos e São Raimundo Nonato.
Conquista - Após uma
breve cerimônia, que reuniu os 29 passageiros e outros convidados no hangar
seis do Aeroporto Internacional de Belém, o voo inaugural da empresa Piquiatuba
partiu às 8h53. O voo-teste foi direto para o destino, sem escala em Marabá, e
exatamente às 10h36 pousou em Redenção.
Além do vice-governador do
Estado, Zequinha Marinho, do presidente da Assembleia Legislativa do Pará,
deputado Márcio Miranda, e do chefe da Casa Civil do Estado, José Megale,
estavam ainda a bordo prefeitos do sul e sudeste do Pará, deputados estaduais e
federais e os secretários Adnan Demachki, da Secretaria de Desenvolvimento
Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Kleber Menezes, da Secretaria de
Estado de Transportes (Setran), e Adenauer Góes, titular da Secretaria de
Estado de Turismo (Setur).
“Para o Pará, este é um
voo que marca a história. Mas também é algo que não surgiu por acaso. É fruto
de muito trabalho de um governo que, ainda que pesem as dificuldades de
comunicação e distâncias, se preocupa muito em escutar as necessidades e tenta
de alguma forma atender demandas das mais diversas regiões do Pará, de seu povo
e de seus representantes. O Voe Pará é isso”, declarou o vice-governador Zequinha
Marinho.
Marinho ressaltou a
importância da renúncia fiscal do Estado, frente à cobrança de ICMS sobre o
combustível, para que novas linhas aéreas regionais ganhem fôlego no
Pará. “Só o combustível representa 40% dos custos operacionais da
aviação. Então, para esse governo, entendemos que fazer isso não é um custo
para o Pará. É investimento, para que o Estado possa avançar”, ressaltou o
vice-governador durante um encontro, realizado após o voo, já em Redenção, na
sede do Sindicato Patronal de Comércio de Redenção e Região (Sindcomércio).
Após uma rápida e
concorrida recepção realizada na chegada do aeroporto de Redenção, os
integrantes do voo inaugural da nova linha da empresa Piquiatuba participaram
de uma reunião organizada pelo Governo do Pará com empresários, lideranças
políticas, parlamentares e representantes diversos da sociedade civil. O
encontro, com o objetivo de apresentar o plano estratégico Pará 2030, lotou o
auditório Protásio Borges Júnior, da sede do Sindcomércio.
“Esse momento é especial
para o parlamento do Pará. É resultado de um tema palpitante, e do qual
tratamos em vários momentos, com secretários do governo do Estado,
parlamentares, representações políticas e empresários. Todos ganhamos, seja o
Executivo municipal, sejam o governo, deputados estaduais e federais: o Pará
sai ganhando com essa união de esforços. No momento de crise, nós não temos
outra saída a não ser nos unir. A união cria oportunidades”, destacou o
presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Márcio Miranda.
"Redenção viveu um
sábado de conquistas", reiterou o prefeito Carlo Iave Furtado (PMDB), que
recentemente foi reconduzido ao cargo - vice do ex-prefeito Vanderlei Coimbra
Noleto, morto em acidente de carro em dezembro de 2015, ele assumiu a gestão no
início de 2016 e foi reeleito no último pleito municipal.
Com 81,6 mil habitantes,
Redenção fica a cerca de mil quilômetros da capital do Estado. Por estradas, o
acesso ao município pode levar mais de 12 horas. Isso faz com que o
fortalecimento de rotas de aviação, que liguem esse e outros municípios do sul
e sudeste do Pará a Belém e a outras capitais vizinhas, como Palmas (TO) e
Goiânia (GO), seja uma demanda crescente.
Pará 2030 - “Foi um
dia muito produtivo”, avaliou o titular da Sedeme, Adnan Demachki, ao comentar
a programação de abertura do voo Belém-Redenção. No encontro, realizado na sede
do Sindicomércio em Redenção, foi feita uma apresentação da sua pasta sobre o
programa de desenvolvimento sustentável Pará 2030, do Governo do Estado -
voltada especialmente para os empresários e representantes políticos e da
sociedade civil da Região de Integração do Araguaia.
“O Voe Pará é parte
importante do projeto estratégico Pará 2030, que é um plano regionalizado que
norteará nossa economia nos próximos 15 anos. A renúncia fiscal de dez por
cento do ICMS cobrado sobre combustíveis para a aviação civil regional no
Estado fortalecerá muito a atividade dessas pequenas companhias, para que
efetivamente possam ter condições de estar no mercado e promover a integração
do Pará ampliando nossa malha aérea. Há anos Redenção não tinha um voo
regular”, pontou secretário.
O titular da Sedeme
ressaltou no encontro alguns dos mais importantes pontos do planejamento
estratégico para o Estado, como a necessidade de aumentar índices de
produtividade em vários setores, elevar taxas de crescimento econômico a cada
ano e ainda elevar a 70% o índice de atividades econômicas que agregam valor a
produtos gerados pelo Pará – hoje essa relação é de 81% da economia voltada
para as atividades meramente extrativistas, contra 19% de iniciativas que
agregam maior valor à cadeia produtiva.
Na visão do empresário
Edson Silva, presidente da empresa aérea Piquiatuba, o Voe Pará foi oportuno
não apenas para seu negócio: o incentivo beneficia principalmente população da
região de Redenção e do sul do Pará, que se via obrigada a vencer distâncias de
até sete horas de carro para se deslocar até as cidades mais próximas, como
Palmas (TO) ou Marabá.
“Essa foi uma das grandes
demandas da Assembleia Legislativa Itinerante, realizada em Redenção, e o
governo do Estado acreditou nesse projeto. O projeto de lei que abate a
cobrança de dez por cento sobre o ICMS dos combustíveis na aviação é uma grande
ajuda para começar esse projeto sem medo de que ele seja mal-sucedido. O
cenário é de expansão e já olhamos para municípios da Calha Norte, Marajó e
Tucuruí”, planeja o empresário.
Voe Pará - “O mais
importante é o recado que aqui parece que ficou muito bem absorvido por
Redenção e pela região: que passado o momento deste protagonismo do
empreendedor e da facilitação institucional dos poderes constituídos, é a
população quem tem que se apoderar desse meio de transporte e desses avanços,
para que eles possam se consolidar e ampliar em oferta de voos e prestação de
serviços”, avaliou o secretário Kleber Menezes, da Setran.
Menezes destacou ainda,
durante o encontro com empresários e representantes políticos de Redenção, que
outros investimentos em transportes do Estado ainda se aliam a esse esforço
pela malha aérea paraense. “O governo de Simão Jatene já soma investimentos de
R$ 120 milhões apenas em recuperação e asfaltamento de estradas e rodovias na
Região de Integração do Araguaia. É o equivalente a 35% do total do orçamento
dos transportes, voltados totalmente para essa região”.
Desde o dia 3 de outubro
sucessivas aberturas de rotas aéreas regionais vêm sendo feitas através do
apoio do programa Voa Pará, do governo do Estado. Quatro novos voos já foram
oferecidos ou retomados para Soure, Breves (na Ilha do Marajó), Paragominas e
Redenção - dentro de um programa que já prevê contemplar o acesso a um total de
13 novos destinos ou rotas que são cruciais para a integração regional e também
para o fortalecimento do turismo paraense.
Entre as ações definidas
pelo governo do Pará no plano estratégico de desenvolvimento econômico Pará
2030, o Voe Pará oferece incentivos fiscais à aviação regional, ajudando
empresas a manterem suas linhas aéreas atuais e também a criarem novos voos
para o interior do estado. O programa inicialmente atende as empresas Azul,
TWO, Pema, MAP e Piquiatuba. A meta geral é firmar e fortalecer pelo menos 13
rotas de aviação regional.
Alguns desses novos voos
partem de Belém para cidades que já possuem linhas regulares, como Marabá. Ao
todo, a previsão é de que seis novas linhas atenderão municípios que não
dispõem de transporte aéreo regular de passageiros, como Soure e Breves, no
Arquipélago do Marajó, Ourilândia do Norte e Redenção, no sul do Pará, e também
Tucuruí, no sudeste, e Paragominas, no nordeste do estado.
Novos Voos Abertos
Programa Voa Pará
Programa Voa Pará
REDENÇÃO
- A partir de 21/11, voos segundas e sábados, com 2h15 de duração;
- R$ 400 a R$ 500 (trecho Belém-Redenção) e R$ 390 (Marabá-Redenção).
BELÉM-REDENÇÃO - Decolagem: 7h; Pouso: 9h15
REDENÇÃO-BELÉM - Decolagem: 12h45; Pouso: 15h05
- A partir de 21/11, voos segundas e sábados, com 2h15 de duração;
- R$ 400 a R$ 500 (trecho Belém-Redenção) e R$ 390 (Marabá-Redenção).
BELÉM-REDENÇÃO - Decolagem: 7h; Pouso: 9h15
REDENÇÃO-BELÉM - Decolagem: 12h45; Pouso: 15h05
Fonte: Piquiatuba
www.voepiquiatuba.com.br
www.voepiquiatuba.com.br
SOURE (MARAJÓ)
- A partir de 3/10, voos segundas e sextas-feiras, com 20 minutos de duração;
- R$ 165 (trecho) e R$ 285 (ida e volta).
BELÉM-SOURE - Decolagem: 11h; Pouso: 11h20
SOURE-BELÉM - Decolagem: 11h40; Pouso: 12h
- A partir de 3/10, voos segundas e sextas-feiras, com 20 minutos de duração;
- R$ 165 (trecho) e R$ 285 (ida e volta).
BELÉM-SOURE - Decolagem: 11h; Pouso: 11h20
SOURE-BELÉM - Decolagem: 11h40; Pouso: 12h
BREVES (MARAJÓ)
- A partir de 4/10, voos terças e quintas-feiras, com 55 minutos de duração;
- R$ 300 (trecho) e R$ 550 (ida e volta).
BELÉM-BREVES - Decolagem: 13h; Pouso: 13h55
BREVES-BELÉM - Decolagem: 14h15; Pouso: 15h10
PARAGOMINAS
- A partir de 5/10, voos todas as quartas-feiras, com 55 minutos de duração;
- R$ 300 (trecho) e R$ 550 (ida e volta).
BELÉM-PARAGOMINAS - Decolagem: 11h; Pouso: 11h55
PARAGOMINAS-BELÉM - Decolagem: 12h15; Pouso: 13h10
- A partir de 4/10, voos terças e quintas-feiras, com 55 minutos de duração;
- R$ 300 (trecho) e R$ 550 (ida e volta).
BELÉM-BREVES - Decolagem: 13h; Pouso: 13h55
BREVES-BELÉM - Decolagem: 14h15; Pouso: 15h10
PARAGOMINAS
- A partir de 5/10, voos todas as quartas-feiras, com 55 minutos de duração;
- R$ 300 (trecho) e R$ 550 (ida e volta).
BELÉM-PARAGOMINAS - Decolagem: 11h; Pouso: 11h55
PARAGOMINAS-BELÉM - Decolagem: 12h15; Pouso: 13h10
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