Aeronave de pequeno porte cai em Manaus e cinco pessoas morrem

Uma aeronave de pequeno porte com seis pessoas caiu por volta das 8h desta quarta-feira (7) em Manaus em uma área verde no bairro Parque Dez, na Zona Centro-Sul da capital, nas proximidades do supermercado Veneza e do condomínio Miami. Conforme os bombeiros, cinco pessoas morreram, incluindo o piloto e uma criança de 4 anos. Uma vítima foi resgatada com vida. A aeronave tinha como destino Novo Aripuanã.
As vítimas do acidente foram identificadas como João Jerônimo da Silva Neto, que era o comandante da aeronave, Ana Alice Gomes, de 4 anos, João Frederico, Jefferson Juarez, Henrique Tiez Neto e Ruan Lemos. Ainda não se sabe qual deles é a vítima resgatada com vida. O sobrevivente era passageiro da aeronave e foi levado com ferimentos e queimaduras graves para o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto. Conforme a assessoria do hospital, a vítima está em estado gravíssimo e passa por procedimentos no centro cirúrgico.
A aeronave foi identificada como um modelo Embraer 720, da empresa Tio Táxi Aéreo, e decolou às 7h45 do Aeroclube de Manaus com destino ao município de Novo Aripuanã, localizado a 227 quilômetros da capital. Testemunhas afirmaram que o avião caiu de uma altura considerável e explodiu ao se chocar com o chão. A área foi isolada e os bombeiros controlaram os focos de incêndio para, posteriormente, resgatar os corpos das vítimas fatais.
Uma equipe do VII Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa), da Aernáutica, foi ao local para investigar as causas do acidente. Também se fizeram presentes equipes do Corpo de Bombeiros, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Polícia Civil, Polícia Militar.
Piloto arremessado
João Jerônimo da Silva Neto, que pilotava o avião, foi arremessado a cerca de dez metros para fora da aeronave durante a queda. Ele foi a única vítima a não sofrer queimaduras, conforme informou o tenente João Filho, do Corpo de Bombeiros. Familiares do piloto foram ao local do acidente.
Segundo o primo do piloto, Mário Jorge Pinho Junior, o comandante da aeronave era oriundo de Natal (RN), mas morava na capital amazonense há anos. Segundo Mário Jorge, João Jerônimo era casado e tinha uma filha de nove anos de idade. Conforme o primo, o piloto já havia feito outros voos de emergência e era considerado um ótimo profissional.
Mesma empresa
A aeronave que caiu na manhã de hoje em Manaus é da empresa Tio Táxi Aéreo, a mesma envolvida em outro acidente aéreo na capital ocorrido no dia 24 de janeiro de 2013. Na ocasião, a aeronave bimotor modelo Sêneca, prefixo PTEUP, sofreu queda no estacionamento de uma empresa prestadora de serviços da Eletrobras, na rua Sergipe, bairro Parque das Laranjeiras, também na Zona Centro-Sul de Manaus.
No acidente aéreo de 2013, quatro pessoas ocupavam o avião, entre piloto e passageiros. O voo era proveniente de São Paulo de Olivença, município localizado a 988 quilômetros de Manaus. A aeronave e perdeu altitude e bateu contra uma antena de transmissão, caindo, em seguida, em cima de 18 carros que estavam estacionados no terreno.

Fonte: A Crítica

Comentários