Reunião organizada pela Cooperativa Mista de Desenvolvimento do Crepurizão (Comidec) trata da exploração mineral no leito do rio Crepuri

Na tarde de quarta-feira, 30 de novembro de 2016, no Distrito do Crepurizão, município de Itaituba-PA, por volta das 15h00, aconteceu uma importante reunião que tratou sobre a garimpagem no leito do Rio Crepuri.
Além da classe interessada, fizeram-se presentes os representantes do ICMbio, que a convite do Sr. João Batista Bezerra Ferreira – presidente da Cooperativa,  vieram acompanhar a apresentaçãode um Projeto Piloto denominado SISTEMA DE MINERAÇÃO E GARIMPAGEM INTELIGENTE – SMGI, que deverá ser desenvolvido na região que engloba a exploração mineral ao longo do leito do rio, com a recuperação das áreas degradadas ao longo das margens, projeto este que foi apresentado pela empresa SMIG – CONSULTORIA AMBIENTAL & MINERAL LTDA.
O projeto está dividido em etapas, sendo que a primeira será para recuperar 90 km de áreas degradadas. E os equipamentos a serem utilizados serão as escariantes e dragas que já trabalham no leito do Rio.
Desta forma, a cooperativa pretende, além da exploração mineral, trabalhar a questão ambiental que tanto vem sofrendo com os danos causados, além de dar sustentabilidade legal a estes trabalhadores, visto que, o acompanhamento dos órgãos fiscalizadores é um dos principais elementos para a execução e êxito do projeto.

Fonte: Elivaldo P. Barbosa (secretário Comidec)

Comentários