Televisão francesa apresenta os encantos de Alter-do-Chão

As belezas naturais e culturais do Pará foram mais uma vez destaque na imprensa internacional. Esta semana o canal de televisão francês TF1 mostrou no telejornal local os encantos da praia de Alter-do-Chão, em Santarém, no oeste paraense.
A matéria faz parte de uma série especial sobre turismo que revela os melhores lugares do mundo para se visitar nas férias, intitulada “Os destinos dos sonhos”, que já passou por lugares como Sicília (Itália), Nova Caledônia (Oceania) e Ilhas Rodrigues (Oceano Índico).
A vila balneária é uma das mais procuradas por turistas de todas as partes do Brasil e do mundo. Na reportagem, o jornalista Jean-Pierre Pernaut descreve Alter-do-Chão como um “pequeno paraíso no coração da Amazônia”. A praia é considerada um dos encantos da Pérola do Tapajós, como é conhecida a cidade de Santarém, e foi eleita pelo jornal inglês “The Guardian” a mais bonita do Brasil.
As imagens evidenciam a longa faixa de areia formada depois que o rio Tapajós baixa. A equipe de reportagem conversou com moradores da comunidade, guias locais e turistas, entre eles uma família francesa que já viajou o mundo e conheceu lugares paradisíacos. “É exatamente o cenário de cartão postal que vemos nas ilhas do pacífico. É surpreendente, muito surpreendente”, afirmou Erwan Le Luherne.
A reportagem também falou sobre o modo de vida local, mostrando a arquitetura, pesca artesanal, fauna, flora e a música, com destaque para o carimbó, com letras que celebram a cultura paraense e amazônica.
“Matérias em circulação em outras regiões do Brasil e até mesmo fora do país são importantes para a divulgação e promoção do turismo paraense. Elas agregam valor à comercialização do produto e, desta forma, incrementam ainda mais o fluxo de turistas no Estado”, avalia o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes.
Pesquisa aponta o estado entre os destinos dos brasileiros para este ano
Os roteiros da região oeste paraense também foram ressaltados em outros meios de comunicação. No fim do ano passado, uma pesquisa anual sobre as tendências de viagem do buscador Skyscanner apontou o Pará como um dos destinos preferidos dos brasileiros para este ano no país.
Segundo os dados da plataforma web, localidades como Santarém, Alter-do-Chão e Carajás tiveram aumento 35% de interesse dos usuários que acessam o buscador on-line voltado ao segmento de turismo. O Estado foi destaque ao lado da Serra Gaúcha; Ilha de San Andres, no Caribe colombiano e Tel Aviv, em Israel.
Os números do turismo no Pará vêm aumentando a cada ano. Mesmo em um cenário econômico nacional desfavorável, pelo terceiro ano consecutivo, o Estado repetiu a marca superior a um milhão de visitantes. Foram 916.267 nacionais e 114.092 internacionais. Segundo a Setur, o fluxo de estrangeiros cresceu 6%, enquanto o nacional apresentou queda de 8%.
O aumento no número geral de visitantes se dá em função de políticas públicas e de planejamento estratégico que colocam o turismo como uma das atividades econômicas prioritárias no Estado. “É resultado do Plano Estratégico de Turismo do Pará (Plano Ver-o-Pará), que direciona programas, projetos e ações de desenvolvimento e promoção do turismo como atividade econômica geradora de emprego, renda e desenvolvimento sustentável”, explica Adenauer Góes. Só em 2016, R$ 700 milhões foram gerados com a atividade turística no Pará.
Entre as estratégias do Governo do Estado também está a atração e consolidação de voos internacionais, criados em 2014 e 2015, em rotas para Lisboa (Portugal), Miami (Estados Unidos), Caiena (Guiana Francesa) e Paramaribo (Suriname). Os cruzeiros também ajudam a fortalecer este número. Em 2016, foram 24.736 visitantes de fora do país, em quase 20 cruzeiros.
Esta semana, um transatlântico com 950 visitantes dos Estados Unidos, Canadá e Inglaterra aportou em Belém, cumprindo rota que começou na Guiana Francesa. Da capital, o grupo seguiu rumo a Santarém, em uma viagem que também irá contemplar a capital do Amazonas.

Fonte: Agência Pará

Comentários