JBS suspende produção em 33 das 36 unidades por três dias


Empresa informou que vai reduzir 35% de sua produção total
SÃO PAULO - A JBS informou na tarde desta quinta-feira que suspendeu, por três dias, a produção de carne bovina em 33 unidades das 36 que a empresa mantém no país. Isso representa 90% do total de unidades no país. A empresa foi citada na Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, que investiga um esquema de pagamento de propina a fiscais do Ministério da Agricultura.
A suspensão da produção começou nesta quinta e se estende até a próxima segunda-feira. A empresa informou que irá operar em todas as suas unidades, na próxima semana, com uma redução de 35% da sua capacidade produtiva. Essas medidas visam ajustar a produção até que se tenha uma definição referente aos embargos impostos pelos países importadores da carne brasileira.
"A JBS ressalta que está empenhada na manutenção do emprego dos seus 125 mil colaboradores em todo o Brasil”, diz a nota da empresa.
A JBS é uma das maiores processadoras de carne do mundo. No Brasil, o volume de abate de bovinos é da ordem de 43 mil cabeças por dia. Também são abatidos pelas empresas do grupo no Brasil cerca de 4,5 milhões de frangos e 25 mil suínos por dia.
Procurada, a BRF informou que a operação está normal. A empresa só está com a produção paralisada na unidade de Mineiros, que foi interditada preventivamente pelo Ministério da Agricultura, depois da Operação Carne Fraca. Segundo a empresa, a unidade produz carne de frango e peru e responde por menos de 5% da produção total da BRF. Seus produtos são destinados a exportações e mercado interno.

Comentários