Projeto de Indicação do vereador Diego Mota sobre criação da Guarda Municipal vai ser apreciado pelo prefeito

A indicação que sugere ao Poder Executivo a criação, organização e estruturação de uma guarda municipal foi aprovada em plenário na sessão da câmara municipal.
A concepção de uma guarda municipal em Itaituba é tema levantado pelo vereador Diego Mota (PTN) que vê a iniciativa como forma de aperfeiçoar a segurança pública no município, combatendo a crescente onda de violência que tem afligido a sociedade Itaitubense nos últimos tempos.
Com o objetivo de apresentar ao Executivo uma minuta de projeto sobre o assunto, a indicação foi defendida por Diego na tribuna. O vereador citou municípios onde a criação da guarda municipal apresentou resultados efetivos na redução da criminalidade.
O parlamentar justificou a solicitação destacando ações onde o efetivo seria empregado, entre eles o suporte ao cidadão, ao órgão público, ao trânsito, à Polícia Militar, perturbação do sossego, uso de entorpecentes, vandalismo, furto, roubo, posse de drogas, porte de armas, receptação de veículos, vias de fatos, disparo de alarmes, e outras.
Segundo o texto da minuta do anteprojeto, a guarda municipal teria a função primordial de proteger os bens, serviços e instalações do Município, prevenindo a ocorrência de atos ilícitos, danos, vandalismo e sinistros contra os mesmos, através do patrulhamento ostensivo e preventivo.
A minuta afirma ainda que a vigilância de escolas, unidades de saúde, praças, museus e demais prédios utilizados na prestação de serviços públicos, garantiria a promoção das condições necessárias para que a população possa usufruir desses ambientes com segurança.
Diego Mota afirmou que os índices de furtos, roubos e assaltos tem crescido de maneira alarmante, provocando temor e insatisfação da população.
Para o vereador, o atual aparato de segurança pública não tem sido o suficiente para garantir a proteção da sociedade.
“Atualmente, o cenário de tráfico e uso de droga é uma realidade que contribui para vários delitos. Com a guarda municipal poderemos reprimir essas condutas criminosas”, disse.
O vereador defendeu a proposta e entende que esta é uma iniciativa de grande importância para a população Itaitubense. “É uma forma de deixarmos a comunidade mais amparada contra a criminalidade que vem crescendo com chegada de grandes investimentos ”, declarou.
A indicação agora será enviada ao Poder Executivo que é o responsável pela decisão de implementar a guarda municipal. O vereador Diego Mota aguardará a avaliação da iniciativa pela prefeitura. “O prefeito Valmir Climaco irá analisar o anteprojeto de lei com muita atenção e perceberá a importância dele para a cidade”, afirmou.


Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários