Maria Luiza -‘As pessoas que nos ameaçam vivem do crime

‘As pessoas que nos ameaçam vivem do crime’, diz gerente do Ibama de Santarém
Maria Luiza Gonçalves de Souza está reunindo material que comprova as ameaças para formalizar denúncia-crime à Polícia Federal.
Maria Luiza Gonçalves de Souza vai formalizar denúncia-crime por ameaças sofridas (Foto: Folha do Progresso)
À frente da operação “Onda Verde” de combate ao desmatamento na região de Novo Progresso, no oeste do Pará, a gerente regional do Ibama de Santarém, Maria Luiza Gonçalves de Souza, revelou ter sofrido ameaças por meio de redes sociais. Ela está reunindo material que inclui mensagens e vídeos para formalização de denúncia-crime junto à Delegacia da Polícia Federal para abertura de investigações.
“Nós ainda não fizemos boletim de ocorrência, mas temos conhecimento das ameaças que são muitas, e estamos reunindo material para embasar a denúncia-crime que faremos em breve à Polícia Federal. Mas essas ameaças não nos intimidam, pelo contrário, elas mostram que nós estamos no caminho certo”, disse a gerente do Ibama de Santarém.
De acordo com Maria Luiza, que comanda a operação “Onda Verde”, as ameaças não vêm de hoje, mas nas últimas semanas, com o acirramento das fiscalizações com a presença de homens da Força Nacional, na região de Novo Progresso, oeste do Pará, elas tomaram uma proporção maior.
“O nosso trabalho tem gerado prejuízo a quem vive da exploração ilegal dos recursos naturais. Se você observar, vai ver que as pessoas que reclamam e as que ameaçam, são aquelas que vivem na ilegalidade, que querem ganhar dinheiro às custas da exploração não autorizada de madeira”, declarou Maria Luiza.

Prints de ameaças e xingamentos à gerente do IBAMA (Foto: Reprodução/Facebook)
A gerente do Ibama de Santarém informou que somente nesta semana, como parte da operação Onda Verde, foram apreendidos 15.000m³ de madeira em serrarias irregulares na região de Novo Progresso. “Com a apreensão que nós fizemos, nós demos um prejuízo de cerca de R$ 19 milhões para os madeireiros e é lógico que isso vai causar revolta em muita gente, mas é o nosso dever combater a exploração ilegal e o desmatamento das nossas florestas”, frisou Maria Luiza.
Ademir Lourenço de Oliveira que fez ameaças à gerente do Ibama no Facebook é proprietário de caminhão ‘toreiro’ e mora no município de Trairão, onde a economia gira em torno da exploração dos garimpos e de madeira ilegal. Nos comentários de uma postagem do diretor de um jornal de Novo Progresso sobre a operação do Ibama na região, ele escreveu: “Tem que meter é uma bala na cabeça dessa vagabunda”!

Por Sílvia Vieira, G1 Santarém

Comentários