Caos em Miritituba -Seca ameaça transporte de balsas no Rio Tapajós no município de Itaituba

Porto de  Miritituba -Por causa da estiagem, o Rio Tapajós oferece riscos à navegação. Motoristas  temem a suspensão do transporte fluvial. A estiagem castiga e assusta o distrito de Miritituba no município de Itaituba região oeste do estado do Pará. Motoristas estão apavorados com a situação do local.
Motoristas que dependem  das balsas que transportam grãos estão preocupados com a baixa do rio, eles estão parados a mais de 10 dias a espera para descarregar o caminhão que transporta a safra de milho do Mato Grosso para os portos de Miritituba no Pará.
O serviço está ameaçado. Sem profundidade, por causa da seca, o rio oferece riscos à navegação.  Existe um canal e mesmo assim passa de uma em uma e tem risco de encalhar, relatou o empresário do setor Adelar Belling ao Jornal Folha do Progresso.
A travessia ficou mais difícil e  bem mais demorada, as balsas estão circulando com 40% quando no Máximo 50% da carga. Em vez de cruzar o rio em linha reta é preciso buscar  um único caminho um canal que ainda permite que as balsas naveguem, bancas de areia tomam conta do rio e impossibilita a trafegabilidade de balsas no trecho entre Miritituba e Santarém, pequenas embarcações ainda trafegam,mas  tem que se fazer manobras correnteza abaixo e voltar pelo canal perto da outra margem.

FONTE-   Jornal Folha do Progresso

Comentários