Próxima eleição já vai ter uso de voto por biometria em Itaituba

A 34ª Zona Eleitoral, que é composta pelos municípios de Aveiro, Trairão e Itaituba, está iniciando o recadastramento dos eleitores pelo sistema da biometria.

Isso significa, que a partir de agora, quem vai ao cartório tirar o título de eleitoral, ou transferir de outra zona para a 34ª, já entrará no sistema digital. Mas, independente disso, qualquer pessoa pode procurar o cartório eleitoral e se recadastrar no sistema biométrico que é mais seguro e afasta qualquer possibilidade de um eleitor votar no lugar de outro.

Só que o cartório eleitoral de Itaituba não está divulgando nada sobre a implantação do voto biométrico, e essa falta de informação pode estancar o crescimento do eleitorado itaitubense, especialmente o eleitor da faixa jovem, que vai votar pela primeira vez, pois o novo sistema ainda não permite a expedição do título fora da sede do município em razão da estrutura e dos equipamentos diferenciados que são necessários para a coleta dos dados biométricos, e essa estrutura não pode ser montada em qualquer lugar.

Como o município de Itaituba possui distritos e comunidades rurais com grande potencial de crescimento de eleitores jovens, os políticos deveriam procurar a justiça eleitoral, para tornar o cadastramento biométrico acessível também fora da sede do município.



Fica aí o alerta para quem vai correr atrás de voto nas eleições do ano que vem.  

Comentários