César Ramalheiro diz que Banco
não está repassando recursos de compras com cartão de débito
Como
se não fosse suficiente o momento de grave crise econômica enfrentada pela
classe produtiva, o Banco do Brasil vem acarretando prejuízos enormes aos
empresários santarenos, atrasando há pelo menos 4 dias o repasse dos valores
referente às compras realizadas pelos clientes, utilizando a modalidade de
cartão de débito.
O
setor empresarial está inconformado com o péssimo atendimento do Banco do
Brasil, que não está transferindo o dinheiro para as contas das empresas, que
vendem seus produtos através de Cartão de Débito. Segundo informações
confirmadas pelo o diretor da Associação Comercial e Empresarial de Santarém
(ACES), César Ramalheiro, desde segunda-feira (13) que o Banco do Brasil não
está fazendo esse repasse, fato que tem deixado muitas empresas em situação
difícil, pois precisam desses recursos para realizarem o pagamento de suas
dívidas junto aos credores.
Para
Ramalheiro, a situação é insustentável, e tem provocado um prejuízo enorme a já
prejudicada economia local.
“Desde
a última segunda-feira, não estamos recebendo os valores que estão nos devendo
de cartão de débito e infelizmente, a agência do Banco do Brasil local diz que
está resolvendo, segundo eles essa situação foi ocasionada por uma atualização
de sistema e é só o que falam e o prejuízo está grande, não tem solução, hoje é
quinta-feira, dia 16 de novembro e além do prejuízo financeiro que isso traz
para empresa, traz também o problema de crédito da empresa para com os
fornecedores. Você não pode honrar os pagamentos, então, é uma situação crítica
que a gente realmente precisa de uma solução. O pior de tudo é aqui na agência
local, ninguém sabe dizer quando de fato essa situação será normalizada e muito
menos o que está ocorrendo”, disse o empresário.
De
acordo com César Ramalheiro, quando o sistema funcionava de forma adequada, os
valores das vendas realizadas no dia, eram repassados à empresa no dia
seguinte. Considerando que as vendas com cartão de débito representam cerca 30%
do total das vendas, o prejuízo dos empresários já ultrapassou os valores
referentes ao faturamento total de um dia de vendas.
“Antes
desse problema, as vendas eram feitas e no outro dia normalmente o valor do
cartão de débito estava na conta do cliente e depois desse sistema que foi
atualizado, segundo a gerência do banco local, eles tiveram alguns problemas e
a partir daí não voltou mais a entrar o dinheiro referente às vendas com os
cartões de débito. No caso dos cartões de crédito também estão apresentando
problemas, quando é feita a antecipação, a operadora libera, mas o dinheiro não
aparece na conta. Os cartões de débito representam mais de 30% do faturamento
do nosso segmento, então, a partir daí, dá para imaginar o tamanho do prejuízo
financeiro e a grande confusão que se encontra hoje o fluxo de caixa de
qualquer empresa aqui em Santarém. Não tem como uma empresa se sustentar com
30% a menos do seu recebido diário através da sua conta”, afirmou César
Ramalheiro.
QUEM PAGARÁ O PREJUÍZO: Diante do quadro caótico proporcionado pela irresponsabilidade do
Banco do Brasil, que sequer teve a capacidade de comunicar de forma coerente
qualquer problema ocasionado em seu sistema, ainda peca por não ter uma
definição sobre quando a situação será resolvida. Sobre o prejuízo que o setor
empresarial está tendo por conta de tanto desatino, os empresários prejudicados
querem saber de que forma o banco irá ressarci-los, pois o erro é da
instituição, que parece não estar nem aí para seus clientes.
Por
Edmundo Baía Júnior
Fonte: RG 15/O Impacto
Comentários