Globo fica maluca com Neymar e não sabe mais como tratá-lo


Embora tente poupar o jogador, o canal não consegue unificar seu discurso e escapam criticas ao jogador por todos os lados

Virou uma coisa totalmente esquizofrênica a relação entre Neymar e Globo. A emissora não sabe se bate ou se passa a mão na cabeça do jogador. E daí que isso resulta num monte de coisas estranhas espalhadas pela programação e até nos canais a cabo pertencentes ao grupo, tipo SporTV.
Veja só o caso de Galvão Bueno. O narrador não podia falar mal do craque durante a Copa. Houve um acordo com o pai de Neymar e realmente praticamente não vimos Galvão ou Casagrande detonar o jogador. Mas com a eliminação da seleção brasileira a coisa mudou de figura.
Galvão, em entrevista à rádio Itatiaia, deu um jeito, de maneira educada, de mandar seu recado para o atleta. O narrador deixou claro que não se pode culpar uma pessoa só pelo fracasso na Rússia, mas que “esperava que ele explicasse porque não foi o Neymar que ele mesmo esperava e que todos esperavam (...) Acho que cabe a aquele que é o líder técnico do time, a grande estrela do time, acho que passa sim por um processo de ter que dizer”, comentou Galvão sobre o silencio do jogador após a derrota para a Bélgica. E continuou: “Cada um tem sua responsabilidade. Esperava muito mais dele, mas também não digo que ele seja culpado”.
Assim, enquanto Galvão batia de um lado, o Fantástico tratava de aliviar completamente para o jogador. Neste domingo, através de Tadeu Schmidt, o programa deu sua posição e tratou de suavizar um pouco para o lado do moço. “Que a imagem do Neymar no chão não esconda o tanto que ele lutou, todo o brilho que ele produziu de pé”. Tadeu mostrou que o atleta virou uma piada mundial por causa de suas quedas forçadas que geraram uma enormidade de memes. O apresentador perguntou se isso era “justo”. O Fantástico foi ainda mais longe e disse que outros jogadores também simulam faltas, mas que mesmo Neymar não quer passar uma imagem de que quer trapacear.
Casagrande também voltou a criticar Neymar, não na Globo, mas em sua coluna na revista GQ. Entre outras coisas, pediu o posicionamento do atleta, dizendo que é “fácil falar no Instagram, mas que pouco significa”. E foi além: “Quem quer liderar, precisa estar presente também nas horas difíceis e saber se portar diante das cobranças. O restante do time fez isso. A Comissão técnica também. Falta o nosso astro”.
Na manhã desta terça (10), durante o Hora 1, Thiago Oliveira, que apresenta o bloco de esportes, anunciou a ida do goleiro Gianluigi Buffon para o PSG, mesmo time de Neymar. Thiago soltou a frase: “Sabe o que eu espero? Buffon é um grande goleiro, todo mundo sabe, mas que ele passe experiência para o nosso menino Ney”.
No SporTV, canal a cabo que pertence a Globo, a coisa também desandou para o lado de Neymar. O apresentador André Rizek disse o seguinte: “Neymar, é triste dizer isto, como brasileiro, como fã do moleque que me encantou desde seu primeiro gol pelo Santos, eu estava lá no Pacaembu comentando o jogo, deixa a Rússia como piada Mundial”, disse o jornalista.
Como dá para ver, o pessoal da Globo não se entende mais sobre como tratar Neymar. Por um lado, todo mundo sabe que ele realmente simula demais, finge mesmo, o que contribui para detonar sua imagem. Por outro lado, muitas vezes, o jogador é verdadeiramente caçado em campo, sofrendo entradas realmente complicadas.
Acontece que o que está em jogo aqui não é só o Neymar de dentro de campo, mas sim o conjunto. Será que temos de ter pena dele, como sugeriu o Edu Gaspar, braço direito de Tite na seleção? Vivem tratando Neymar como um menino, mas ele já tem 26 anos. Na próxima Copa, se continuar jogando pelo Brasil, terá 30 anos. Poderá ser sua última chance. Vamos continuar tratando o moço como um bebê mimado até quando?

Comentários