Vídeo: PF cumpre mandado na Colônia de Pescadores Z-20


Na manhã desta quarta-feira, dia 03, a Polícia Federal cumpriu na sede da Colônia de Pescadores Z-20, em Santarém, no Pará, mandado de busca e apreensão para investigar denúncia de crime eleitoral, mais precisamente de compra de votos.Segundo a PF, investigações apontaram que um candidato teria adquirido cerca de 70 motores de rabeta e enviado para a colônia pra que fossem distribuídos nas comunidades de pescadores na região. Esse material teria a função de angariar votos ao candidato.
A PF conseguiu encontrar 50 desses motores e uma boa quantidade de material de campanha política dentro do estabelecimento onde foram cumpridos os mandados.Os responsáveis pela Colônia Z-20 foram intimados para prestar depoimento na Delegacia de Polícia Federal de Santarém.Os motores e material publicitário foram apreendidos.
Atualização: Informações apuradas por nossa reportagem, constam que o material de campanha tipo santinho, localizada pela PF das dependências das Z-20, eram dos candidatos a deputado federal e estadual Júnior Ferrari e Silvio Amorim, respectivamente.
Em nota à imprensa o deputado Júnior Ferrari esclarece:
“Recebo com muita tranquilidade a informação publicada pelos meios de comunicação, sobre ação da Polícia Federal em Santarém com apreensão de motores rabetas e material de campanha à mim atribuído, na Colônia de Pescadores Z-20. Informo aos amigos e a todos, que os motores rabetas são fruto de emenda parlamentar de 2017 que foi destinada ao Município de Santarém. O Município recebeu no início deste ano os motores, e como responsável legal, fez a destinação posteriormente a Colônia de Pescadores Z-20. Não se trata de ato irregular ou ilícito, pois foi de conhecimento público a ação, com cerimônia de entrega e ampla publicidade dos fatos, tudo isso, após amplo processo público licitatório, e também amplamente divulgado nas redes sociais à época. Nossas emendas são destinadas para todo o Estado do Pará, atendendo as necessidades da nossa gente. Nunca estivemos envolvidos em qualquer tipo de escândalo ou mesmo fomos questionados sobre a idoneidade do nosso trabalho. É importante deixar claro que todo cidadão tem o direito constitucional de expressar o seu apoio a qualquer candidato, independente de ser da colônia de pescadores ou não. Portanto, agradeço de coração aos pescadores de todo o Pará que sempre me recebem com muito respeito e carinho”. Júnior Ferrari -Deputado Estadual
O vereador de Santarém e candidato a deputado estadual Silvio Amorim, informou:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Amigos eleitores, nesta quarta feira (03), a Polícia Federal esteve na Colônia de Pescadores Z-20 para investigar um suposto crime eleitoral envolvendo o favorecimento de rabetas a possíveis eleitores. Esclareço que não existe qualquer envolvimento da minha pessoa em distribuição de rabetas, ou ligação com outros candidatos para o favorecimento de qualquer bem físico em período vigente de campanha, qualificando-a como compra de voto.
Em rápida pesquisa, minha assessoria jurídica averiguou que as rabetas em questão foram doadas para a prefeitura de Santarém, através de uma Emenda Parlamentar do deputado Júnior Ferrari, repassadas no dia 9 de julho de 2018, em uma cerimônia de entrega feita pelo prefeito Nélio Aguiar. Existe publicação em post de Facebook comprovando a entrega das rabetas anteriormente. Logo em seguida, segundo informações, cerca de 3 dias depois, a própria Colônia de Pescadores Z-20 fez a entrega de algumas rabetas às comunidades. O processo de entrega foi pausado justamente devido ao período eleitoral.
Os santinhos, não pacotes mas sim quantias pequenas, que constam meu nome e numeração estavam em posse de rapazes que acompanharam uma caminhada da minha campanha, ontem à noite em um dos bairros da cidade. Estou firme em minha campanha, na apresentação de projetos e em busca de pessoas que acreditem em meu trabalho. Em paralelo, eu e minha equipe fazemos a distribuição do nosso material impresso (santinho) como forma de reforçar e facilitar ao eleitor a minha numeração.
O teor da noticia hoje publicada não faz jus ao que venho desenvolvendo junto a vocês. Repudio qualquer prática ilícita que venha burlar as normas eleitorais. Sigo minha campanha de forma limpa e honesta, eliminando qualquer tipo de ação que venha prejudicar a minha caminhada e estou totalmente disponível para os esclarecimentos necessários. Seguimos firmes.
Fonte: RG 15/O Impacto e Polícia Federal

Comentários