Postagem em destaque

Helder deve ser julgado nesta quinta-feira pelo TRE

Ministro é acusado de abuso de uso indevido dos meios de comunicação O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho (PMDB), dever...

terça-feira, 31 de maio de 2011

A doença da Saúde em Itaituba, o nome dela é?...

Jovem sendo submetida a um exame de mamografia.
Faltam médicos Especialistas em Itaituba, Mais o Prefeito Mente dizendo que estamos na plena!
Só se for, em pleno abandono.

Um exemplo da falta de médicos especialistas é o aparelho de mamografia instalado em Itaituba no ano de 2008, e agora em 2011 ainda não se tem nenhum diagnósticos dos pacientes que fizeram a mamografia, em virtude da falta de um radiologista, profissional competente para ler o resultado dos exames feitos pela maquina que emite um resultado capaz de detectar se a mulher tem ou não algum tipo de doença no seio, sem esse profissional, varias pacientes até hoje não sabem se tem ou não problemas nas mamas, o que nos leva a refletir sobre varias situações:
No hospital Municipal de Itaituba e nos postos de saúde do município, os pacientes se frustram todos os dias. A procura por um especialista obriga os pacientes a longas viagens. O motorista Dejocir mora, é um exemplo de luta por um atendimento especializado e para chegar a Santarém são pelo menos seis horas de estrada. “O médico passou, disse que era para eu ir para Santarém, porque aqui não tinha como, disse que é caso de cirurgia”, conta Dejocir Pereira, motorista. Um levantamento do Ministério da Saúde mostra que faltam, principalmente, anestesistas, neurologistas, neurocirurgiões, psiquiatras, cardiologistas, traumatologistas, e pediatras. Segundo o Ministério, a distribuição é desigual. A região sudeste concentra mais especialistas do que as outras quatro regiões juntas. Voltando para a questão da mamografia e da falta de um radiologista. É importante que você saiba mais sobre o assunto:

 Mamografia

A mamografia é um exame de diagnóstico por imagem, que tem como finalidade estudar o tecido mamário. Esse tipo de exame pode detectar um nódulo, mesmo que este ainda não seja palpável.
Para tanto é utilizado um equipamento que utiliza uma fonte de raios-x, para obtenção de imagens radiográficas do tecido mamário.

Aplicações

A capacidade de identificar lesões de tamanho mínimo é uma das vantagens do uso da mamografia na detecção de um câncer de mama, antes de ser palpável e de se manifestar clinicamente. Este diagnóstico, feito numa fase muito precoce da doença, é geralmente associado a um melhor prognóstico para a cura e a necessidade de um tratamento menos agressivo para o controle do câncer.
 Portanto falta habilidade do Prefeito junto com o Secretário de Saúde do Município para pelo menos fazer uma tentativa de seduzir os profissionais, como atrair os médicos para o interior?
“O Prefeito tem brigado muito para não aprovar o plano de carreira, é isso que fixa o médico no interior. Ele tem que ter perspectiva de ascensão profissional. Enquanto não tiver isso, um plano de carreira com base estadual, nós não vamos resolver o problema", João Gouvêa, Sindicato dos Médicos do Pará. “No estado do Pará nós só temos 14 neurocirurgiões, inclusive alguns de hospitais regionais vieram de fora do estado.
Reações:

1 comentários:

advemanuelbentes disse...

Saude é previsto nas leis como um DIREITO DO CIDADÃO. Considero crime a omissão e portanto responde o responsavel perante a Policia Judiciaria. Oriento que nos casos de ser procurado o atendimento e nao atendido injustificamente que seja registrado ocorrencia policial para que seja instaurado o procedimento existente na lei processual penal. Se alguem precisar nos procure,caso queira.
EMANUEL BENTES
advogado