A doença da Saúde em Itaituba, o nome dela é?...

Jovem sendo submetida a um exame de mamografia.
Faltam médicos Especialistas em Itaituba, Mais o Prefeito Mente dizendo que estamos na plena!
Só se for, em pleno abandono.

Um exemplo da falta de médicos especialistas é o aparelho de mamografia instalado em Itaituba no ano de 2008, e agora em 2011 ainda não se tem nenhum diagnósticos dos pacientes que fizeram a mamografia, em virtude da falta de um radiologista, profissional competente para ler o resultado dos exames feitos pela maquina que emite um resultado capaz de detectar se a mulher tem ou não algum tipo de doença no seio, sem esse profissional, varias pacientes até hoje não sabem se tem ou não problemas nas mamas, o que nos leva a refletir sobre varias situações:
No hospital Municipal de Itaituba e nos postos de saúde do município, os pacientes se frustram todos os dias. A procura por um especialista obriga os pacientes a longas viagens. O motorista Dejocir mora, é um exemplo de luta por um atendimento especializado e para chegar a Santarém são pelo menos seis horas de estrada. “O médico passou, disse que era para eu ir para Santarém, porque aqui não tinha como, disse que é caso de cirurgia”, conta Dejocir Pereira, motorista. Um levantamento do Ministério da Saúde mostra que faltam, principalmente, anestesistas, neurologistas, neurocirurgiões, psiquiatras, cardiologistas, traumatologistas, e pediatras. Segundo o Ministério, a distribuição é desigual. A região sudeste concentra mais especialistas do que as outras quatro regiões juntas. Voltando para a questão da mamografia e da falta de um radiologista. É importante que você saiba mais sobre o assunto:

 Mamografia

A mamografia é um exame de diagnóstico por imagem, que tem como finalidade estudar o tecido mamário. Esse tipo de exame pode detectar um nódulo, mesmo que este ainda não seja palpável.
Para tanto é utilizado um equipamento que utiliza uma fonte de raios-x, para obtenção de imagens radiográficas do tecido mamário.

Aplicações

A capacidade de identificar lesões de tamanho mínimo é uma das vantagens do uso da mamografia na detecção de um câncer de mama, antes de ser palpável e de se manifestar clinicamente. Este diagnóstico, feito numa fase muito precoce da doença, é geralmente associado a um melhor prognóstico para a cura e a necessidade de um tratamento menos agressivo para o controle do câncer.
 Portanto falta habilidade do Prefeito junto com o Secretário de Saúde do Município para pelo menos fazer uma tentativa de seduzir os profissionais, como atrair os médicos para o interior?
“O Prefeito tem brigado muito para não aprovar o plano de carreira, é isso que fixa o médico no interior. Ele tem que ter perspectiva de ascensão profissional. Enquanto não tiver isso, um plano de carreira com base estadual, nós não vamos resolver o problema", João Gouvêa, Sindicato dos Médicos do Pará. “No estado do Pará nós só temos 14 neurocirurgiões, inclusive alguns de hospitais regionais vieram de fora do estado.

Comentários

emanuel bentes disse…
Saude é previsto nas leis como um DIREITO DO CIDADÃO. Considero crime a omissão e portanto responde o responsavel perante a Policia Judiciaria. Oriento que nos casos de ser procurado o atendimento e nao atendido injustificamente que seja registrado ocorrencia policial para que seja instaurado o procedimento existente na lei processual penal. Se alguem precisar nos procure,caso queira.
EMANUEL BENTES
advogado