terça-feira, 1 de outubro de 2013

Comunidade de São Luiz do Tapajós realiza o 8º Festival do Tambaqui

Foi realizado no ultimo final de semana nos dias 28 e 29 de Setembro a 8ª edição do Festival do Tambaqui, na comunidade de São Luiz do Tapajós, que fica localizada as margens do Rio Tapajós.
O Tambaqui é uma espécie de peixe encontrada em abundancia na nossa região que realiza migrações reprodutivas, tróficas e de dispersão. Durante a época de cheia entra na mata inundada, onde se alimenta de frutos ou sementes. Durante a seca, os indivíduos jovens ficam nos lagos de várzea onde se alimentam de zooplâncton e os adultos migram para os rios de águas barrentas para desovar. Na época de desova não se alimentam, vivendo da gordura que acumularam durante a época cheia.

A anualmente a Comunidade de São Luiz promove o Festival do tambaqui, onde procura  reunir um grande numero de participantes, com intuito de poder saborear este que é o maior atrativo da festa o tambaqui.
Os comunitários se prepararam para não deixar faltar o peixe, pois, este período para eles representa uma boa oportunidade para complementar a renda.
Um dos atrativos da festa foi o concurso da Garota Tambaqui, que este ano reuniu cinco lindas meninas da própria comunidade, e na passarela esbanjaram beleza, simpatia e desenvoltura. Edrizângela da Silva Lima de 13 anos e moradora da comunidade,  conquistou o público presente, principalmente os jurados, conquistando também o titulo de Garota Tambaqui 2013.
A coordenação do evento avaliou de forma positiva e destacou a participação do público que se divertiu de forma ordeira e contribuiu para o sucesso do evento.
A prefeitura municipal de Itaituba apoiou de forma direta o evento, que mesmo em um curto espaço de tempo foi realizado com sucesso. Conforme a prefeita Eliene Nunes, esses eventos culturais nas comunidades ribeirinhas além de divulgar as belezas naturais da região fomentando o segmento do turismo, são também um atrativo de geração de renda para a população nativa.






















Fotos: Gilson Vasconcelos 
Fonte: Ascom-PMI

Nenhum comentário: