Postagem em destaque

Helder deve ser julgado nesta quinta-feira pelo TRE

Ministro é acusado de abuso de uso indevido dos meios de comunicação O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho (PMDB), dever...

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Justiça Eleitoral inicia convocação de mesários

A Justiça Eleitoral iniciou nesta segunda-feira (13) a convocação dos mesários que atuarão nas eleições deste ano. A previsão do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) é que 79.748 mil mesários atuem no primeiro turno nos municípios paraenses.
A convocação do mesário pode ser feita de três formas: por meio de carta convocatória, pela lista oficial nos cartórios eleitorais ou por e-mail, sendo neste último caso, necessária a autorização, por escrito, do eleitor e com antecedência no Cartório Eleitoral.
Dentre as responsabilidades do mesário estão organizar a seção eleitoral, identificar os eleitores, autorizá-los a votar, operar a urna eletrônica e processar as justificativas.
A expectativa da Justiça Eleitoral do Pará é de que 16.239 mil mesários também atuem, caso haja segundo turno.
MESÁRIO
O eleitor também pode se voluntariar para a função. As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de Agosto, no Cartório da Zona Eleitoral em que o eleitor estiver inscrito ou pelo site do TRE-PA.
A inscrição não confirma a nomeação. O eleitor deverá aguardar a convocação oficial para saber se atuará como mesário ou não.
Segundo o TRE-PA, mais de 2.300 eleitores, em todo estado, já se inscreveram para atuar como mesário nas eleições deste ano.
VANTAGENS
O mesário convocado ou voluntário terá como vantagens dois dias de folga por cada dia trabalhado na eleição, sem prejuízo no salário; requisito de desempate em concursos públicos, quando mencionado no edital; critério de desempate para funcionários públicos que concorrem à promoção de cargo ou a experiência pode ser adicionada como horas complementares nas universidades que têm acordos com a Justiça Eleitoral.

(DOL)
Reações:

0 comentários: