Após uma semana de operação
tapa buraco em atoleiros, DNIT libera nesta sexta-feira (03) a rodovia
BR-163 no Pará.
Com ajuda do clima, os
trabalhos foram realizados dentro do prazo previsto, a fila de caminhões
sentido Pará /Mato Grosso , já foi liberada, agora é a vez dos caminhões que
estão carregados sentido porto de Miritituba e Santarém, informou o DNIT.
A rodovia ficou
intransitável no final do mês de Janeiro, em meados de fevereiro interditou de
vez e caminhões formaram filas superiores os 50 quilômetros no longo da
rodovia.
Motoristas pediram
socorro, sem alimentos a comunidade improvisou uma cozinha ,fazendeiros doaram
bovinos o comercio alimentos e os motoristas fizeram fila par se alimentar.
Alunos entre as comunidades de Aruri, Três Bueiras, Santa Luzia e Caracol no
município de Trairão ficaram impedidos de ir a aula. O trecho de atoleiros é de
aproximadamente 52 quilômetros.
Após a noticia o Governo
Federal atendeu o pedido dos caminhoneiros e criou uma força tarefa como
Exército e Polícia Rodoviária Federal (PRF), um empresa contratada pelo DNIT
esta trabalhando nos reparos par deixar a trafegabilidade da rodovia.
O Governo do estado do
Pará enviou a Defesa Civil para dar apoio em conjunto com Exército estão
distribuindo cestas básicas e água aos caminhoneiros e suas famílias, bem
como aos moradores dos vilarejos próximos à rodovia. Cerca de 4 mil pessoas
estão ilhadas às margens da BR-163.
Conforme publicou o “Só
Noticias” nesta quinta-feira (02), foi criado um grupo de trabalho e um
comitê gestor, composto por representantes do governo federal e empresários do
agronegócio, para manter a rodovia em condições de tráfego até o fim da safra
de grãos. O comitê será formado por representantes da Casa Civil, do Ministério
da Agricultura, Dnit, da PRF, do Exército, da Defesa Civil e de empresas do setor.
Segundo o Dnit, desde a
divisa com Mato Grosso até Miritituba, faltam 100 km da BR-163 para serem
asfaltados. Em 2016, foram asfaltados 20 quilômetros. O trecho da rodovia onde
se verificam os pontos críticos devido às chuvas será pavimentado este ano. A
meta do Dnit é asfaltar 60 quilômetros em 2017 e concluir o asfaltamento até o
porto de Miritituba até 2018.
O órgão informou que, até
a conclusão das obras, serão adotadas medidas emergenciais, como o controle de
tráfego e a drenagem para escoar água da estrada, dando passagem aos veículos,
especialmente os caminhões com cargas mais pesadas.
Da
Redação jornal Folha do Progresso
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