ITAITUBA - A SEMA JÁ NOTIFICOU MAIS DE 300 ESTABELECIMENTOS PARA QUE COMPAREÇAM HÁ SECRETARIA, MAIS SOMENTE 10% OBEDECERAM O CHAMADO, O QUE É GRAVE.

Engº Bruno Rolin
Titular da SEMMA Itaituba.
A secretaria de meio ambiente do município de Itaituba está notificando inúmeros estabelecimentos comerciais para que compareçam até a referida secretaria num prazo que já está vencendo, para retirarem sua licença de funcionamento.
A Resolução 120 do COEMA do Estado do Pará e também a resolução do CONAMA 237 elas dão plenos poderes para que o município venha a cobrar o licenciamento de atividade local, são inúmeras atividades que precisam se regularizar junto a SEMA municipal, a secretaria pode e vai cobrar dessas empresas e estabelecimentos sua licença de operação e que ela se adequem as normas ambientais para poder funcionar.
Bruno disse que dês do inicio do mandato eles estão notificando essas empresas para que compareçam a secretaria e lá sejam melhores orientados sobre o procedimento correto para se regularizarem.
O numero de notificações entregues é superior há 300, desse total apenas 10% já foi até a secretaria de Meio Ambiente se regularizar, um numero muito pequeno dado à importância dessa licença.
Ainda segundo o secretário eles já poderiam está autuando e até fechando esses estabelecimentos irregulares mais não é interesse da administração penalizar ninguém.
dentre as empresas citadas estão:
CLINICAS ONDOTOLOGICAS
HOSPITAIS
MERCEARIAS
POSTO DE COMBUSTIVEL
PANIFICADORAS
AÇOUGUES
LAVA JATOS
FARMACIAS
BURRACHARIAS
FERRO VELHO
Alguns geram um impacto maior pro meio ambiente e outros menor, o secretário explica que a Legislação é bem clara sobre esses poluentes e sobre os tipos de impactos no meio ambiente: são os que geram diretamente e os que são potencialmente poluidor.

Sobre as farmácias e drogarias que produz um lixo diferenciado foi dado um prazo de adequação onde a secretaria ira entrar em contato com algumas empresas que estão aptas a fazer o recolhimento desse tipo de resíduo para que venha ao município e demonstre seu interesse na coleta e destinação final dos resíduos de farmácias, drogarias, hospitais, clinicas medicas e outros.

Comentários