Motocicletas ‘barulhentas’ são apreendidas durante fiscalização realizada pelo Detran, no PA

             Operação ainda apreendeu cinco motos durante a fiscalização. — Foto: Ascom/Detran

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) autuou 18 motociclistas e apreendeu cinco motos durante operação na noite desta sexta sexta-feira (28). A fiscalização coibiu o uso irregular de motocicletas com escapamento alterado.

A ação foi realizada após reunião dos órgãos da Segurança Pública com o Ministério do Público do Pará (MPPA), que tem recebe inúmeras reclamações sobre o incômodo causado por estes veículos.

A operação foi realizada na avenida Antônio Barreto, próximo à avenida Visconde de Souza Franco, e seguiu até a madrugada deste sábado (29). Além do Detran, participaram equipes da Polícia Militar, através do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e da Secretaria de Mobilidade Urbana de Belém (SeMob).

As alterações nas características originais da motocicleta deixam o veículo em desacordo com o previsto por lei e prejudicam a saúde e o meio ambiente. O silenciador do escapamento é um item projetado para diminuir os ruídos do motor, mas quando alterado pode trazer consequências prejudiciais, como o um aumento significativo do ronco do motor e da quantidade de fumaça liberada.

De acordo com o artigo 230, parágrafo XI, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir o veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante, é uma infração de trânsito grave, gerando ao condutor uma multa no valor de R$ 195,23 e medida administrativa, podendo o veículo ficar retido para regularização.

Fonte: G1 Pará

Comentários