O jejum do bispo Edir Macedo

Bispo Macedo: 21 dias sem informação 
O dono da TV Record
O Dono da Igreja Universal do Reino de Deus
Você agüentaria ficar 21 dias sem ver TV, ler jornais, revistas ou acessar a internet? Se você não é um fiel
seguidor do bispo Edir Macedo, não se preocupe. Se é, é bom ir se preparando. Macedo está convocando os fiéis da Igreja Universal para um jejum peculiar entre os dias 1º e 21 de agosto: nesse período, os crentes em Macedo não poderão ter acesso a nenhum tipo de informação secular.
Analisado sob o ângulo dos seus negócios, a conta pode fechar: se, por um lado, a Record perderá audiência, por outro há a oportunidade de faturar mais algum com os dízimos nos cultos. A  iniciativa é rara, mas não inédita. Em 1995, logo depois que o bispo Von Helde chutou uma imagem de Nossa Senhora em pleno culto, o chefe da Universal orquestrou um desses jejuns.
O Bispo Edir Macedo convocou todos os fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus para realizarem mais uma campanha, desta vez os membros da denominação deverão ficar longe todos os meios de informação durante 21 um dias e orar três vezes ao dia em períodos diferentes.
O chamado “Jejum de Daniel” visa privar os fiéis de todo os tipos de mídias como TV, internet, jornais, revistas, rádio e etc afim de “vencer o mundo e o inferno”, como informa o blog do Bispo. Os participantes só poderão usufruir de conteúdos ligados a igreja, como os cultos diários nos templos e os programas de tv, rádio e jornal.
Para a igreja, manter-se informado com notícias diversas é perigoso para a vida espiritual dos cristãos, “a quantidade de informações que o cristão absorve diariamente sufoca o seu espírito. No entanto, estando livre de tanta coisa descartável, ele consegue se analisar melhor e descobrir o que o atrapalha na busca para se tornar uma pessoa melhor e mais íntima de Deus”.
Segundo a IURD o Jejum de Daniel tem como objetivo “a limpeza da mente de todo tipo de informação que, de certa forma, interfere na vida espiritual da pessoa”, para a igreja “será uma abstinência audiovisual de todo o lixo deste mundo” e promete aos adeptos “uma renovação na mente e na maneira de pensar” e que “Espírito do Senhor descerá sobre todos os participantes sinceros”.
Conscientemente a mesma campanha já foi conclamada outras duas vezes quando a igreja emergiu em polêmicas como quando um pastor chutou a imagem de uma santa católica em meados dos anos 90 e quando o suposto esquema de lavagem de dinheiro de dízimos envolvendo Bispo Edir Macedo e outros 10 integrantes da cúpula da Igreja Universal foi revelado pelo Ministério Público.

Comentários