Presos os acusados de assassinarem o casal de ambientalistas em maio

shot002

Chegaram, ontem à tarde, 18, à Belém, os acusados de assassinar, em Nova Ipixuna, o casal de ambientalistas José Cláudio e Maria Silva, em maio deste ano.

José Rodrigues e Lindon Jonhson foram presos, na manhã de ontem, no município de Novo Repartimento, em uma mega operação realizada pelas polícias Civil e Militar do Pará.
A dupla de homicidas, escondida em um barraco, em uma região de mata fechada, tentou fugir ao notarem a chegada da polícia, mas, não teve êxito. 

Funeral de lavradores

camp
A foto acima é do casal Maria do Espírito Santo da Silva e José Claudio Ribeiro da Silva, assassinados esta manha na comunidade Maçaranduba, no município de Nova Ipixuna, sudeste do Pará.
Os dois lideravam o Projeto Agroextrativista Praialta-Piranheira, criado em 1997 às margens do lago da Usina Hidrelétrica de Tucuruí.
O projeto escora a sua sustentabilidade em uma comunidade composta de aproximadamente 500 famílias cuja atividade principal é a exploração sustentável de óleos vegetais, açaí, cupuaçu e demais produtos florestais da região.
Alegam os moradores da região que o casal sofria constantes juras de morte, por conta de desinteligências com madeireiros que cismavam em ultrapassar as fronteiras de 22 mil hectares do projeto para subtrair espécies nobres de árvores como a castanheira, o angelim e o jatobá.
Abaixo um vídeo com um depoimento de José da Silva, em 2010, em um encontro em Manaus, quando ele declarava estar jurado de morte.

Comentários