Indios mandam Um recado a Presidente Dilma!


TEMPORADA DE INTERVENÇÃO - A DOMINAÇÃO

Jacareacanga - Nas esquinas e becos da cidade mesmo em conversas desencontradas sobre a Operação Tapajós e seu raio de ação que está colocando em operação mais de uma centena de homens, segundo informes de telejornais, para garantir Estudos de Impactos que ocorrerão com  construções de barragens no Tapajós,  a aparente tranquilidade, é sacudida por  boatos, que deixa a população mais inquieta.
No seio tribal dos indios Munduruku, nas Terras Indigenas Sai Cinza e Munduruku, que será impactada social, ambiental e culturalmente pelos projetos, a calmaria dos indigenas causa certa preocupação, ja que não há movimento algum. A preocupação que nos chega é por conhecermos e muito o povo Munduruku, e saber de seu lado guerreiro e que agem na surdina e de surpresa, e da decisão na Assembleia realizada recentemente na Aldeia Sai Cinza, de impedirem pela força se for possivel a realização de estudos ou qualquer intervenção na area indigena. Preocupa tambem é,  historicamente sabermos que o Brasil foi descoberto depois de uma grande calmaria...
Se essa operação pudesse ser suspensa... quem vai pagar por isso?

Tememos por vidas que podem ser perdidas, como do Indigena Adenilson  Krixi Munduruku morto violentamente na Operação Eldorado, os parentes estão ainda de luto por essa vida ceifada, há dor, saudades, creio ser hora de se parar tudo e tentar entendimentos. Formo a bancada indigenista na Câmara Municipal, me deêm oportunidade, transporte, tempo, suporte, que iremos dentro da Terra Indigena tentar conversar... apaziguar.
Vejam o rastro de violencia no Teles Pires o que resultou:

É isso que voces querem?

Comentários