Médicos de 20 estados e DF suspendem atendimentos nesta quarta-feira

Médicos catarinenses paralisam as atividades nesta quarta-feira (31) em apoio à movimentação nacional

No restante do país, haverá outros tipos de manifestação. Em São Paulo, médicos farão uma passeata no período da tarde

Médicos catarinenses paralisam as atividades nesta quarta-feira (31) em apoio à movimentação nacional - Cadu Rolim / Fotoarena
Médicos de todo o país programaram para esta quarta-feira atos contra medidas recentes do governo federal na área de saúde. Eles são desfavoráveis ao programa Mais Médicos e aos vetos feitos pela presidente Dilma Rousseff à lei do ato médico. Segundo a Federação Nacional dos Médicos (Fenam), profissionais de pelo menos 20 estados e do Distrito Federal optaram por suspender o atendimento na rede pública e na privada – os serviços de urgência e emergência, porém, serão mantidos.
Os demais estados se manifestarão de outras formas. São eles: Alagoas, Amapá, Pará, Piauí, Roraima e São Paulo. Em São Paulo, por exemplo, médicos e estudantes farão uma passeata que deve começar às 16 horas na sede da Associação Paulista de Medicina (APM), no centro da cidade. A programação é que eles caminhem pelas avenidas Brigadeiro Luís Antônio e Paulista e, depois, desçam a Rua da Consolação até a sede do Conselho Regional de Medicina (Cremesp).
Esse é o segundo dia seguido em que a classe protesta contra o governo. Nesta terça-feira, houve paralisação dos médicos de ao menos 18 estados e do DF. O manifesto é convocado pela Fenam, que representa 53 sindicatos do país.
Contra-ataque — O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, criticou nesta terça-feira a paralisação nos atendimentos promovida pelos médicos. "Eu não acho correto prejudicar a população, cancelando cirurgias e consultas, por causa de um programa que não baixa o salário de ninguém, não tira o emprego de ninguém, pelo contrário, cria emprego e oportunidade para os médicos brasileiros. Não concordo que se prejudique ainda mais os pacientes”, disse, durante a inauguração de um hospital.
(Com Estadão Conteúdo)

Comentários