sábado, 26 de outubro de 2013

Saiba como mandar bem no Enem 2013

Dormir cedo, comer comidas leves e cuidar para não chegar atrasado no exame são medidas essências para manter a calma e a concentração no dia da prova

redação | 25/10/2013 14h 56
Neste final de semana (26 e 27 de outubro), mais de 7,1 milhões de pessoas são esperadas para fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013. Para muitos, a prova mais esperada do ano. E nesse véspera para o exame, a pergunta que não sai da cabeça dos estudantes é só uma: o que fazer para mandar bem na prova?

A resposta? Tentar relaxar! Nessa véspera para a prova, professores e orientadores recomendam desacelerar o ritmo de estudos e relaxar para chegar no dia do exame com a cabeça descansada.

Além de deixar os estudos de lado, agora é hora de prestar muita atenção para não colocar tudo a perder por errinhos bobos, como chegar atrasado ou passar uma questão errada para o gabarito. Para ajudá-lo, o GUIA DO ESTUDANTE listou algumas dicas de como fazer uma boa prova.
- 25 perguntas e respostas sobre a aplicação das provas do Enem 2013
- Galeria de fotos: Veja todos os temas que já cairam na redação do Enem

- Confira dicas de como escrever uma boa redação no Enem


Na sexta-feira (25):
* Separe o que você vai levar para a prova. E o que você deve levar? Apenas o essencial:
- Documento de identificação oficial com foto (RG, carteira de motorista, passaporte, carteira de trabalho, certificado de dispensa de corporação e certificado de reservista são aceitos. Se você perdeu sua identidade, leve o boletim de ocorrência, que deve ter sido tirado menos de 90 dias antes da prova)
- Cartão de confirmação de inscrição (pode ser o enviado por correio ou impresso pelo site do Inep)
- Caneta de tinta preta com o tubo transparente.
- Lanchinhos (água, barrinha de cereal, chocolate...)
Deixe em casa: lápis, lapiseira, borracha, celular, relógios, máquina calculadora, agenda eletrônica, smartphone, tablet ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens. Todos esses materiais, caso sejam levados, deverão ser depositados na embalagem porta-objetos que será distribuída a todos os participantes e que precisará ser guardada embaixo da carteira. Também não dá para usar lenço, boné ou óculos escuros.

*Aproveite para conhecer o seu local de prova. Procure definir como vai para a prova – transporte público, taxi, carro, bicicleta, a pé... não esqueça que domingo muitas linhas de ônibus diminuem a atividade, confira se a linha que você vai usar será afetada.

*Durma cedo. Nesta sexta-feira, nada de querer ficar acordado até tarde e nem pense em ir para balada. Agora é hora de se concentra:
- Assista um filme leve, que você consiga relaxar e não pensar muito na prova.
- Faça algum exercício de relaxamento. Coloque uma música relaxante e procure a posição mais confortável possível, depois faça de uma a três respirações longas e profundas.

Sábado (26) e domingo (27)

*Acorde cedo. Pesquisas mostram que o cérebro demora de 2h30 a 4h para atingir o seu potencial máximo de atividade depois que acordamos. Se a prova será às 13h (horário de Brasília), tente acordar às 9h da manhã.

*Faça uma caminhada leve. Estudos comprovam que caminhar aumenta a concentração. Depois de acordar e comer alguma coisa leve, dê uma volta no quarteirão.

*Como alimentos leves. É importante se alimentar antes da prova, porque você ficará muitas horas sentado lendo as questões. Como você precisa sair cedo, o ideal é almoçar uma hora antes de sair para a prova.

Mas, nada de comer coisas pesadas. macarronada da mãe? Fique longe! "Muito carboidrato deixa o metabolismo mais lento, o que pode trazer sonolência na hora da prova. O melhor, no almoço do dia do Enem, é comer um grelhado, salada e um pouco de grão", orienta o educador Mateus Prado.
Não se esqueça também de levar comidinhas para a hora da prova. Veja nesta matéria algumas dicas do que é legal ter na bolsa.
*Saia cedo de casa. A prova começará às 13h (horário de Brasília) nos dois dias. Para evitar imprevistos, confira o trajeto até o local de prova com antecedência e verifique quais transportes públicos precisará usar ou qual a rota para fazer de carro. Leve em consideração que poderá ter trânsito - afinal, quase 6 milhões de candidatos que farão o Enem.
O professor e coordenador do cursinho Anglo, Alberto Francisco do Nascimento, recomenda que você chegue às 12h no local. "Esse é um bom horário para quem não quer chegar apressado à prova", explica. Chegar em cima da hora pode prejudicar o seu desempenho na prova ou até mesmo fazer com que você não consiga entrar no prédio para o exame.
Atenção: Os estudantes que moram em estados que não participam do horário de verão devem se atentar ao relógio para não perder a prova.
*Cuidados durante o Enem:
- Se ficar nervoso, faça exercícios de respiração. Feche os olhos e respire fundo, soltando o ar bem devagar. Lembre-se do porque você está ali e tente retomar o equilíbrio.
- O caderno de questões com Língua Estrangeira virá com as duas opções (Inglês e Espanhol). Cuidado para não se confundir e responder um idioma diferente do que você preencheu na inscrição.
- Evite perder tempo escolhendo questões para resolver. Siga a sequência e marque as que você tiver dúvida para fazer depois. Assim você não corre o risco de terminar o tempo e você precisar chutar várias questões sem nem ao menos ler o enunciado.
- Se sobrar questões em branco no final da prova, faça um chute consciente. São 5 opções, 20% de chance de acerto. Se fizer por eliminação, suas chances de acerto aumentam.
- Evite passar todas as questões para o gabarito no final. São muitas e você pode se confundir e, se demorar muito para notar o erro, pode acabar preenchendo muitas lacunas incorretas. Passe para o gabarito as que você já tiver certeza que sabe a resposta logo após responder a questão.
- Faça uma boa leitura da questão. Muitas são contextualizadas e dependem apenas da sua interpretação, o que significa que a resposta pode estar no próprio enunciado.
- Aproveite bem o tempo de prova. Não existe mal em ficar entre os últimos a sair (só tome cuidado para não faltar tempo). Se você terminar a prova e ainda tiver um tempinho, faça uma pequena revisão antes de passar as questões para o gabarito.
- A redação vale tanto quanto as outras provas, ou seja, 1/5 ou 20% do total da nota. Por isso, tome cuidado para não fugir do tema, motivo que mais faz com que as redações sejam anuladas.
Por fim, desejamos boa sorte! ;D
LEIA MAIS
- Notícias do vestibular e Enem

Nenhum comentário: