Cuiabá reúne etnias de 18 países para disputar Jogos dos Povos Indígenas

Jogos dos Povos Indígenas serão realizados em Cuiabá entre 8 e 16 de novembro. Foto: Reprodução/Shutterstock

Competição começa dia 8 de novembro e, somente do Brasil, há 1,6 mil atletas indígenas inscritos

CUIABÁ - Arco e flecha, natação, futebol, canoagem e corrida de toras são algumas modalidades que indígenas de 18 países vão disputar na 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas. O torneio acontece em Cuiabá, entre os dias 8 e 16 de novembro, e somente do Brasil são 1,6 mil atletas indígenas inscritos na competição.
Jogos dos Povos Indígenas serão realizados em Cuiabá entre 8 e 16 de novembro. Foto: Reprodução/Shutterstock
O secretário-adjunto de esportes do Mato Grosso, Mario Márcio Pécora, adiantou que a competição terá transmissão ao vivo. “Os jogos serão transmitidos ao vivo pela Internet e 150 jornalistas já se credenciaram junto ao ITC [Comitê Intertribal de Memória e Ciência Indígena]".

A arena do torneio é montada na região do Jardim Botânico, no bairro Sucuri, com capacidade para 6 mil pessoas. Mais de 150 voluntários estão cadastrados pela Secretaria Municipal de Esportes de Cuiabá para ajudar na realização do evento. Eles trabalharão na função de attache (acompanhante de etnias), agentes culturais e esportivos, além de tradutores.
Durante o torneio acontece um fórum para discutir as diretrizes da primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que ocorre em 2015, também no Brasil.

Comentários