Itaituba recebe mais cinco médicos cubanos do ‘Programa Mais Médicos’

Na primeira etapa do programa “Mais Médicos” vieram duas médicas para atender o Distrito Sanitário Indígena Tapajós. As médicas Migdalia Mena Alvarez e Migdalia Cuellar Aguila que já estão atuando nas aldeias de responsabilidade do distrito, especificamente com indígenas das etnias Munduruku e Kaiapó terão o reforço de mais um colega, o médico Rafael Vargas Oduardo.

Nesta segunda etapa, cinco médicos cubanos chegaram à cidade na tarde desta sexta-feira (01) e foram recepcionados no Corpo de Bombeiros em uma solenidade que contou com a presença da prefeita Eliene Nunes, secretária municipal de saúde Cleucy Aguiar, diretora do Hospital Municipal Marilda Daniela Braga, vereadores Célia Martins, Diomar Figueira e João Paulo Meister, além de representantes do Conselho Municipal de Saúde e comunitários.
Os médicos são os seguintes: Rafael Vargas Oduardo (DSEI Tapajós); Ornan Valladares Calero (Itaituba); Osbiady Gomes Toledo (Itaituba); Oscar Garcia Salazar (Itaituba) e Oslaidis Milian Pardo (Itaituba).
Os médicos cubanos participaram em Belém de várias palestras com representantes da Secretaria Estadual de Saúde. Eles receberam orientações gerais sobre o funcionamento do SUS, os programas de atenção básica e também sobre as características do atendimento à saúde do Pará, bem como, os tipos de doenças mais comuns na região, e também aprenderam um pouco sobre a realidade dos municípios onde irão trabalhar.
A prefeita Eliene Nunes deu boas vinda aos médicos destacando que este programa evidenciando além de ter como pressuposto a solidariedade social, com certeza vai melhorar a saúde de Itaituba que tem uma demanda reprimida destes profissionais de saúde.
O programa “Mais Médicos” do governo federal tem como objetivo principal ampliar o número de profissionais de saúde em municípios do interior brasileiro e nas periferias das grandes cidades.



Fonte: Ascom-PMI

Comentários