Agentes de trânsito vão atuar com as mesmas atribuições do Detran-PA

Agentes de trânsito orientam os motoristas. (Foto: Reprodução / TV Liberal)

Agentes participam de treinamento específico de preparação.
Até fevereiro de 2014, 90 agentes devem estar aptos para o trabalho.

Agentes de trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) vão poder atuar com as mesmas atribuições do Departamento de Trânsito (Detran/PA). A medida iguala a autonomia dos agentes no que diz respeito à fiscalização de veículos e motoristas. Para preparar os profissionais, começa nesta segunda-feira (2) um curso de atualização e capacitação, que deve reunir 60 agentes da SeMOB.
"É um curso de reciclagem e, graças ao convênio com o Detran, assinado em outubro, é complementar, porque os agentes municipais e estaduais terão as mesmas competências", explica a superintendente da SeMOB, Maisa Tobias.
De acordo com a Superintendência, até fevereiro de 2014 a expectativa é de que 90 agentes estejam aptos a aplicar infrações que cabiam exclusivamente ao Detran, como autuar veículos com IPVA vencido ou placa encoberta, e condutores sem habilitação ou sem capacete, por exemplo.
A previsão da SeMOB é de que futuramente todos os agentes que atuam na superintendência tenham a formação e estejam habilitados a atuar conforme o convênio assinado em outubro. "O agente sai melhor preparado e o reflexo disso será sentido nas ruas, na organização e fiscalização do trânsito", conclui Tobias.

Comentários