Junto e misturado. Convenções partidárias vão embaralhar o cenário político em Itaituba.

As convenções partidárias que irão definir as coligações para as eleições de outubro vão misturar  o cenário político local. Imaginem só o que está se desenhando para a campanha eleitoral que começa a partir do próximo mês de julho.
O ex-prefeito Valmir Climaco, por exemplo, que sempre flertou com o PSDB de Simão Jatene, nessa campanha terá que jurar fidelidade ao PMDB de Elder Barbalho e consequentemente vai se afastar de Hilton Aguiar, que pertence ao Solidariedade, que já está enfiado no ninho dos tucanos. Com isso Heraldo Pimenta que quer ser deputado estadual  fica de olho no apoio de Valmir Climaco e de quebra também espera contar com uma ajudinha de Roselito Soares que tem se apresentado até agora como o coordenador da Campanha de Helder Barbalho aqui na região.
Já o PROS do deputado Dudimar Paxiuba selou o seu apoio a Helder Barbalho, e assim se aproxima de Valmir Climaco aqui em Itaituba e todos com certeza se lembram que Valmir e Dudimar Paxiuba andaram trocando farpas por causa do atraso nas obras construídas com recursos do governo federal, no caso as quadras cobertas e os centros de ensino infantil. 
Por sua parte, o PT com suas facções deve se limitar a pedir votos somente para os seus candidatos a deputado (estadual e federal) e diferentemente de Santarém, o partido aqui em não terá nenhuma dificuldade de marchar ao lado de Lira Maia, vice de Helder, pois o Democratas de Itaituba nunca teve divergências com os petistas.
Analisando todas as possíveis mudanças provocadas pela eleição de outubro, a mais curiosa, sem dúvida, parece ser a aproximação entre o PSD da prefeita Eliene Nunes com o deputado Hilton Aguiar do Solidariedade. Os dois partidos vão estar juntos pedindo votos para a reeleição de Simão Jatene, mas essa aproximação para por aí, pois a prefeita já declarou que o seu candidato a deputado estadual é o Junior Ferrari e assim sendo, Hilton Aguiar parece ser o maior prejudicado em termos de apoio à sua reeleição, pois ficará sem o apoio de Valmir Climaco e não vai poder contar com a ajuda da prefeita Eliene Nunes.
Com todas essas reviravoltas colocando desafetos no mesmo palanque, fortalece o velho ditado de que na política se têm adversários, nunca, inimigos, pois volta e meia todos podem estarem juntos novamente no mesmo barco, como está acontecendo agora aqui em Itaituba.    
      

Jornalista Weliton Lima, comentário veiculado no Focalizando desta quinta-feira, 26/06/2014

Comentários