sábado, 26 de julho de 2014

O Transito Hoje em Itaituba!



ACIDENTES, CONGESTIONAMENTOS, POLUIÇÃO, ESTACIONAMENTO IRREGULAR E MUITO ESTRESSE. ESTES SÃO APENAS ALGUNS DOS MUITOS PROBLEMAS DO TRÂNSITO EM ITAITUBA HOJE.
O TRÂNSITO TEM SIDO UM DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS PARA QUEM ALMEJA QUALIDADE DE VIDA NA CIDADE DE ITAITUBA.                                   A CIDADE DE ITAITUBA DE 2012 PRA CÁ TEM CRESCIDO DE FORMA DESORDENADA E COM ISSO AS AUTORIDADES NÃO SE PREOCUPARÃO EM APARELHAR OS ÓRGÃOS DE FISCALIZAÇÕES PARA ACOMPANHAR ESSA REALIDADE CRESCENTE.
É MUITO COMUM VER HOJE SITUAÇÕES COMO ESSA DAS IMAGENS DE DESRESPEITO AO TRANSITO.
MUDAR ESSA REALIDADE É UM DOS DESAFIOS DESSA ADMINISTRAÇÃO, QUE CONTA COM UM NUMERO BASTANTE RESUMIDO DE AGENTES. JÁ QUE A ATUAL GESTORA NÃO SE INTERESSOU EM DISPONIBILIZAR VAGAS NO CONCURSO PARA AGENTES DE TRANSITO.
SOMENTE PARA EXEMPLIFICAR FIZ UM APANHADO DA REALIDADE DO TRANSITO EM TODO PAÍS.
ABAIXO INFORMAÇÕES SOBRE O TRANSITO NO BRASIL HOJE:

DE ACORDO COM ESTATÍSTICAS 160 PESSOAS MORREM POR DIA NO TRÂNSITO BRASILEIRO,E O BRASIL É O SEGUNDO PAÍS COM A MAIOR TAXA DE MORTALIDADE DE MOTOCICLISTAS. SÃO NÚMEROS ESTARRECEDORES QUE EVIDENCIAM O TAMANHO DA PROBLEMÁTICA DO TRÁFEGO NO BRASIL. ESTIMATIVAS DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE TRÂNSITO (DENATRAN) APONTAM QUE TRÊS QUARTOS DOS ACIDENTES OCORREM EM REGIÕES URBANAS.
A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS), PREVÊ QUE EM 2020, OS ACIDENTES DE TRÂNSITO SERÃO O TERCEIRO MAIOR PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA EM ESCALA MUNDIAL, PERDENDO APENAS PARA DOENÇAS CORONARIANAS E PARA A DEPRESSÃO. NO BRASIL, ANUALMENTE, CERCA DE 33 MIL PESSOAS MORREM EM DECORRÊNCIA DE COLISÕES E ATROPELAMENTOS, O QUE DÁ AOS ACIDENTES DE TRÂNSITO O SEGUNDO LUGAR NO RANKING NACIONAL DAS CAUSAS DE MORTE PREMATURA. E AINDA LESÕES E INCAPACIDADES GRAVES ENTRE OS JOVENS.OS NÚMEROS BRASILEIROS SÃO ALTOS E MOSTRAM QUE HÁ UM CAMINHO LONGO A PERCORRER
NÃO SE PODE DEIXAR DE MENCIONAR A QUESTÃO DO ÁLCOOL, UMA DROGA LÍCITA RESPONSÁVEL POR GRANDE PARTE DOS ACIDENTES. MUITOS ACHAM QUE PODEM BEBER UM POUCO, PEGAR O AUTOMÓVEL E SAIR PELAS RUAS E ESTRADAS. NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA EXISTE UM EMPECILHO IMPORTANTE. A CONSTITUIÇÃO FEDERAL REZA QUE O INDIVÍDUO NÃO PODE FORNECER PROVAS CONTRA SI PRÓPRIO E ELE ESTÁ FAZENDO ISSO NO INSTANTE EM QUE EMBRIAGADO SOPRA NO BAFÔMETRO. ESSE ARTIFÍCIO JURÍDICO PRECISA SER DISCUTIDO. ATÉ QUE PONTO UMA PESSOA EMBRIAGADA, QUE COLOCA EM RISCO A VIDA DOS OUTROS, TEM O DIREITO DE NEGAR-SE A FAZER ESSE EXAME?
O TRÂNSITO É UM PROBLEMA QUE PREOCUPA AUTORIDADES E TODA POPULAÇÃO. ALÉM DE MATAR E FERIR MUITA GENTE OS CONGESTIONAMENTOS DIFICULTAM A LOCOMOÇÃO DAS PESSOAS, REDUZINDO A PRODUTIVIDADE DO TRABALHADOR.
A BOA NOTÍCIA É QUE GRANDE PARTE DOS ACIDENTES PODE SER EVITADA. EM GERAL, ELES SÃO CAUSADOS POR NEGLIGÊNCIA DE CONDUTORES, PEDESTRES OU DO PODER PÚBLICO. ENTRE AS RAZÕES MAIS COMUNS PARA O ALTO ÍNDICE DE OCORRÊNCIAS ESTÃO O DESPREPARO E OS HÁBITOS INADEQUADOS DOS MOTORISTAS USO DO ÁLCOOL A IMPRUDÊNCIA E AO DESRESPEITO AS LEIS DE TRÂNSITO .

SABEMOS QUE É PRECISO INVESTIR EM EDUCAÇÃO, QUE É PRECISO FISCALIZAR E PENALIZAR OS INFRATORES DAS LEIS DE TRÂNSITO QUE DIARIAMENTE COLOCAM INÚMERAS VIDAS EM PERIGO. NA OPINIÃO DE VÁRIOS ESPECIALISTAS DA ÁREA O PROBLEMA NÃO É DE APENAS O DA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO, MAS DE EDUCAÇÃO E RESPONSABILIDADE DE MANEIRA GERAL.
COM O OBJETIVO DE COMBATER ESTE PROBLEMA,A PREFEITURA DE GOIÂNIA POR MEIO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE TRANSITO,TRANSPORTES E MOBILIDADE – A S A COMUNICAÇÃO É UMA ARMA PODEROSA NA BATALHA COTIDIANA PELA QUEDA DOS NÚMEROS DE ACIDENTES, SERVINDO AO MESMO TEMPO COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO. MT , DESENVOLVE O PROGRAMA DENOMINADO DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO. O PROGRAMA TEM O OBJETIVO DE CONSCIENTIZAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO RESPEITO AS LEIS DE TRANSITO E CONSEQUENTEMENTE A PRESERVAÇÃO DA VIDA.
ESTA EDIÇÃO DO MESA DOS NOTÁVEIS ABRE ESPAÇO PARA A DISCUSSÃO DA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO. CONTINUE CONOSCO , ACREDITAMOS QUE A COMUNICAÇÃO É UMA ARMA PODEROSA NA BATALHA COTIDIANA PELA QUEDA DOS NÚMEROS DE ACIDENTES, SERVINDO AO MESMO TEMPO COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO.

Nenhum comentário: