IBAMA VAI FECHAR FRIGORIFICOS EM ITAITUBA: FRIVATA E FRIARA


Se quisesse, o município já teria resolvido a questão do funcionamento dos frigoríficos Frivata e Friara, mas a administração municipal tem mostrado que tem um lado na questão, tem defendido o fechamento do Friara, em detrimento ao Frivata. Isto tem sido demonstrando em todos os momentos, em que o Friara tenta solucionar suas pendencias para reabrir.
A mais nova investida da administração municipal contra o Friara, foi agora o indeferimento da liberação do SIM. O proprietário do frigorifico Frivata, José Lemos, denunciou à Secretaria de Agricultura do município, que o Friara possui um embargo do IBAMA, e baseada na denuncia, a SEMAGRA negou a liberação do SIM ao Friara.
Acontece que o próprio Frivata, que denunciou o embargo do Friara, também está embargado pelo IBAMA, conforme certidão nº P7GWB1GB6X8G54V8, emitida em 13 de Março de 2015, e está funcionando normalmente.

Esta decisão de embargo efetuada pelo IBAMA é ambiental, e não cabe à Secretaria de Agricultura se manifestar, mas à Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Mas como a administração tem um só objetivo, manter fechado o Frigorifico Friara, perdeu o controle da situação e todo mundo falando a mesma língua, não estão nem ai para a legalidade, da competência das secretarias.


Uma coisa é certa, o embargo do IBAMA é para os dois frigoríficos, e segundo uma fonte do IBAMA, tanto o Friavata quanto o Friara deveriam estar fechados. O município vem fazendo vista grossa contra o Frivata, mas o IBAMA deverá fechar, já que denuncias foram formuladas ao órgão.

Comentários