terça-feira, 31 de março de 2015

MORADORES DE CREPURIZÃO E CREPURIZINHO QUEREM ENERGIA ELETRICA

Uma comitiva de moradores das comunidades de Crepurizão e Crepurizinho esteve na Câmara Municipal de Itaituba para reivindicar energia elétrica para aquelas comunidades.

Os representantes das comunidades reclamaram que hoje pagam 1000% pelo consumo de energia elétrica com relação ao consumo de um morador da cidade. A energia elétrica que consumimos hoje é fornecida por particulares e os moradores não aguentam pagar o valor cobrado.

Os comunitários lembraram que somente a comunidade de Crepurizão movimenta em torno de 60 quilos de ouro, conta hoje com cerca de 400 domicílios e cerca de 2.000 habitantes. Na região são mais de 5.000 habitantes que clamam por energia elétrica.
Falando sobre a reivindicação o vereador Peninha sugeriu à Câmara e aos comunitários, que marquem uma audiência com Eduardo Braga que é  o Ministro das Minas Energia, para que através do Ministério seja determinado à Rede Celpa instalar grupos geradores para atender aquela demanda. Peninha ainda disse que poderia ser construída uma Subestação na comunidade de JL na Rodovia Transgarimpeira e de lá levar energia para as comunidades de Crepurizinho e Crepurizão.

Para Peninha, não adianta esperar pela construção de um linhão levando energia de Moraes Almeida até o Crepurizão, pois isto vai demorar e as comunidades estão precisando hoje resolver este problema. Este linhão, além de custar um valor altíssimo, em torno de R$15 a R$20 milhões, vai demorar muito pra acontecer.

Depois de muita discussão ficou acertado entre os vereadores e os moradores de Crepurizão e Crepurizinho, que será marcada uma audiência com o Ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga para tratar do assunto. Enquanto isto, a comunidade ficou responsável pela elaboração de um relatório com os dados importantes para sensibilizar o Ministro da necessidade de levar energia para estas comunidades garimpeiras.
Reações:

0 comentários: