Prejuízo da Petrobras com corrupção da Lava Jato foi de R$ 6,2 bilhões

petrobras

A Petrobras teve um prejuízo de 21,6 bilhões de reais no ano de 2014, de acordo com o balanço divulgado no final da noite desta quarta-feira (23/04), depois de uma reunião do Conselho de Administração da estatal. A informação é do site DW.
Os desvios de recursos evidenciados pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal, somam 6,2 bilhões de reais. O cálculo foi feito com base nas investigações do Ministério Público Federal (MPF) e em depoimentos de envolvidos no cartel.
A maior parte das perdas se deu na área de abastecimento. As fraudes ocorreram entre 2004 e 2012.
A queda nos ganhos da empresa se devem, além da corrupção, à desvalorização de ativos, orçada em 44,6 bilhões de reais.
“Damos um passo fundamental para a recuperação da Petrobras frente aos acionistas, retomada de operações e rumo ao esclarecimento completo dos desvios na companhia”, afirmou o presidente da Petrobras, Aldemir Bendine.
A estatal também revisou o balanço do terceiro trimestre do ano passado. O prejuízo foi de 5,3 bilhões de reais, contra os 3,1 bilhões de reais que tinham sido divulgados anteriormente. O aumento das perdas foi impulsionado pelos casos de corrupção e por questões relacionadas ao setor elétrico.
A estatal adiou a divulgação das demonstrações contábeis do terceiro trimestre de 2014, após a auditoria externa realizada pela PricewaterhouseCoopers (PwC) se recusar a assinar o documento, em novembro. O resultado não auditado foi lançado em janeiro para atender às obrigações do contrato da dívida, sob o risco de ter de antecipar pagamento de débitos nos Estados Unidos.
“Os dados são resultado de um intenso esforço. Estabelecemos um modelo contábil capaz de dimensionar os desvios e de redefinir os valores dos ativos. Projetamos como isso atingiu o patrimônio e calculamos as perdas”, explicou Bendine. “O balanço foi ratificado pela auditoria externa sem nenhuma ressalva.”
A perda por desvalorização de ativos se refere a falhas de planejamento de projetos na área de refino e à crise econômica. A estatal tem uma dívida de 106 de bilhões de dólares – 80% dos débitos estão ligados ao mercado internacional – e terminou o ano de 2014 com 68,9 bilhões de reais no caixa.
De acordo com a companhia, a produção de petróleo e gás natural cresceu 5% em relação a 2013. “A Petrobras volta a garantir a normalidade com investidores, acionistas e credores no Brasil e exterior”, ressaltou Bandine.

Comentários