segunda-feira, 11 de maio de 2015

Dragas escariantes fazem estrago no garimpo dos Periquitos, perto de Itaituba

Há mais ou menos duas semanas, inicialmente chegaram duas dragas escariantes para o garimpo dos Periquitos, no local conhecido com Remanso dos Macacos, onde foi encontrado ouro no final do segundo semestre do ano passado.
No referido local já se encontravam cerca de vinte dragas pequenas, entre seis e oito polegadas, que continuaram trabalhando depois que a fofoca passou.
As duas dragas escariantes, que utilizam equipamento de dezesseis a dezoito polegadas, causaram um dano ao meio ambiente em apenas dois dias, muito maior do que as dragas pequenas em muitas semanas de trabalho.
Como se não bastasse, outras dragas escariantes se juntaram às duas primeiras, havendo oito em ação no momento.
A secretaria municipal de meio ambiente, de Itaituba, ao tomar conhecimento do fato, mandou fiscais para o local, os quais autuaram os infratores, dando-lhes o prazo de cinco dias para saírem de lá.
O Ibama, o Ministro Público Federal e o Ministério Público Estadual foram informados pela SEMMA, que na condição de ente fiscalizador mais próximo, fez o que estava ao seu alcance.
Sem condições para mandar paralisar essa agressão ao meio ambiente, a SEMMA solicitou providências desses órgãos, para que juntos façam o que tem que ser feito.
As dragas continuam sua ação devastadora, podendo ser que aumente o número delas, o que é bastante provável, ignorando as notificações.
De acordo como disse ao blog, o secretário de meio ambiente de Itaituba, engenheiro ambiental e sanitarista Hilário Vasconcelos, nenhuma ação de garimpo pode ser licenciada a menos de 500 metros da margem de rio.
É lamentável que haja tanta demora para que órgãos ambientais e até o MP, que tem poderes para conter crimes ambientais sejam tão lentos na tomada de decisões.
Enquanto isso, o teimoso rio Tapajós morre mais um pouco, pois toneladas e toneladas de terra são revolvidas diariamente, agora, muito próximo a Itaituba.

Até quando ele vai suportar, só Deus sabe.

Fonte:http://jotaparente.blogspot.com.br/
Reações:

0 comentários: