Sim. É isso mesmo que você leu. Em breve Itaituba contará com
infraestrutura ferroviária. Além desse investimento, outros serão realizados
para rodovias e para portos.
No dia 09/06/2015 o Governo Federal lançou a nova etapa do Programa de Investimento em Logística
(PIL), dando continuidade ao processo de modernização da
infraestrutura de transportes do país e ao mesmo tempo atuando na
estratégia de retomada do crescimento da economia.
Ninguém afirma que a situação do Brasil esteja confortável, longe disso,
porém é inegável que a nação se desenvolveu bastante ao longo dos últimos anos,
o que fez com que as demandas da sociedade aumentassem, incluindo ai as
relacionadas à infraestrutura. Por isso, o PIL foi lançado no dia 15 de agosto de 2012,
com o anúncio do programa de concessões de rodovias e
ferrovias. Em dezembro do mesmo ano, foram lançados o PIL-Aeroportos
e o PIL-Portos.
Nessa nova etapa, estão previstos R$ 198,4 bilhões em investimentos,
sendo R$ 69,2 bilhões entre 2015-2018 e R$ 129,2 bilhões a partir de 2019.
Os investimentos estão divididos da seguinte forma:
- Rodovias: R$ 66,1 bilhões;
- Ferrovias: R$ 86,4 bilhões;
- Portos: R$ 37,4 bilhões;
- Aeroportos: R$ 8,5 bilhões.
Esses investimentos estão disseminados por todas as cinco regiões
administrativa do país. Itaituba-PA e toda a região circunvizinha serão
diretamente impactada, recebendo quantidade expressiva desses investimentos da
seguinte forma:
Rodovias
Está previsto o leilão, ainda em 2015, de 976 km do trecho da BR-163 que
liga o município de Sinop (MT) a Itaituba (PA) para escoamento da safra via
Porto de Miritituba, com investimentos estimados em R$ 6,6 bilhões.
A concessão da rodovia ao setor privado seguirá o modelo de leilão
pela menor tarifa.
Portos
Estão previstos cerca de R$ 800 milhões de investimentos em autorizações
para a instalação de 21 Terminais de Uso Privado (TUPs) no Brasil. No Pará,
serão três TUPs no porto de Itaituba, dois no porto de Belém, um em
Ananindeua e um do porto de Santarém, com previsão de R$ 621,2 milhões de
investimentos no total.
Ferrovias
Haverá a concessão de uma ferrovia que ligará as cidades de Lucas do Rio
Verde (MT) e Itaituba (PA), especificamente até o distrito de Miritituba.
Para essa obra, está orçado R$ 9,9 bilhões. Nesta nova etapa do
PIL, o modelo de concessão das ferrovias será aperfeiçoado. O governo
poderá optar entre realizar os leilões por maior valor de outorga,
menor tarifa ou compartilhamento de investimento. A escolha do modelo
se dará de acordo com as características de cada ferrovia. Em todos
os casos, haverá garantia de direito de passagem e
tráfego mútuo.
Impacto…
Sem dúvida alguma investimentos para a nossa região são bem vindos. As
obras do PIL incrementam-se as perspectivas de investimento para o Complexo
Hidrelétrico do Tapajós, que já está sendo bastante difundido na sociedade
local. Além disso, os investimentos privados que já estão sendo realizados em
Itaituba (no setor de portos, hoteleiro, imobiliário, etc.) ressaltam ainda mais
a posição estratégica em que estamos situados, tanto nacionalmente, como
internacionalmente.
Porém, é importante lembrar que tudo isso acarretará mudanças drásticas
nas populações diretamente afetadas. O Governo Federal costuma enxergar apenas
os impactos macro econômico|social|ambiental. Assim, cabe a nós exigirmos
atenção para os impactos locais, nessa perspectiva,
micro econômico|social|ambiental. De forma resumida: aumento populacional;
segurança; educação; saúde; lazer; turismo, etc..
E para fazer frente à todas
essas forças, nacionais e internacionais, é preciso muita coisa, mas resumindo
em uma palavra: UNIÃO
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