Caminhões são apreendidos transportando madeira ilegalmente

Quatro caminhões transportando ilegalmente 23 toras de madeira das espécies Angelim e Maçaranduba, foram apreendido, 01h, do último dia 19, na avenida Curuá-Una, bairro Jaderlândia. A operação teve participação da Semma, Polícia Rodoviária Federal, ICMBIO, e Ibama.


Como não foi possível identificar a empresa responsável, os motoristas serão multados, por não estarem portando a guia florestal, documento indispensável para dar legitimidade ao transporte da madeira. A autuação tem como base a Lei 9.605/2009 (Lei de Crimes Ambientais), artigo 46 combinado com o artigo 70.
Os caminhões foram levados para o pátio da Seminfra. De acordo com agentes de fiscalização da Semma, foram apreendidos 85m2, o que resultará numa multa de R$ 25.500,00.
Mesmo com o pagamento das multas, a madeira será objeto de inquérito administrativo, como materialização crime, além das medidas penais que serão tomadas. De acordo com o agente de fiscalização da Semma, Welton Sousa Costa, os órgãos de fiscalização estão atentos, principalmente em horários considerados improváveis. “Essa é uma forma de eles passarem com a madeira ilegal, mas nós estamos atentos”, asseverou o agente.
Os motoristas dos 4 caminhões não quiserem informar de onde a madeira estava sendo retirada e nem qual seria o destino. (PMS)

Comentários