A seca no tapajós já começa a preocupar!

A Praia está quase atravessando o rio
Carros e Barcos dividindo o espaço
rio Tapajós é um rio do Brasil que nasce no estado do Mato Grosso, banha parte do estado do Pará e deságua no rio Amazonas ainda no estado do Pará em frente a cidade de Santarém a cerca de 695 quilômetros de Belém. O significado do nome Tapajós, era o nome de uma numerosa tribo de índios a beira do rio de mesmo nome. O Tapajós tem origem na confluência dos rios Juruena e São Manuel (Teles Pires). Quando combinado com o Rio Juruena, o Tapajós tem aproximadamente 1900 km de comprimento. A maior parte de seu percurso está no estado do Pará, mas a parte superior (sul) faz a divisa dos estados do Pará e Amazonas. A Bacia do rio Tapajós abrange 6% das águas da Bacia Amazônica, sendo a quinta maior bacia do sistema. 
A Balsa Mudando o Trajeto. 
O Rio Tapajós foi afetado pela seca, e o que se percebe a cada dia é a diminuição no nível da água, a falta de chuva nas cabeceiras tem sido determinante pra que isso ocorra. esse fenômeno tem  dificultado o transporte de muitas pessoas das áreas ribeirinhas para  cidade.  pois em várias ocasiões a população se torna dependente de um meio de transporte muito utilizado nessa região que são as embarcações.
 Com a seca do a balsa que faz a travessia do rio de um lado pro outro, teve seu trajeto alterado tornando a travessia mais longa e lenta, pois observamos que ela precisa fazer um percurso diferente para chegar ao seu determinado destino. 
Os principais danos causados pela seca são os focos de incêndio, diminuição nos níveis de água nos rios, complicação no transporte fluvial e na pesca.  E importante lembrar que queimadas devem ser evitadas a todo e qualquer custo, o risco de incêndios descontrolado e muito alto nesse período. Os danos causados são tão grandes quanto os da cheia, visto que, o principal obstáculo é a falta de água.
  Em Itaituba algumas áreas da cidade estão sofrendo com essa falta de água, pois na maioria das casas muitos poços de águas  encontram-se com o nível baixo, dificultando a vida de algumas pessoas.

Precisamos ficar atentos para algumas situações como o desperdício de água, que futuramente poderá vim nos fazer falta.
Com Texto de Joseli Sousa

Comentários