Alta do dólar faz preço do ouro disparar e garimpeiros de Itaituba comemoram


Na bolsa de valores brasileira a grama do ouro de primeira qualidade esta sendo negociada ao preço de 140 reais em media, uma subida relevante em comparação ao mesmo período do ano passado. Nas casas de compra de ouro de Itaituba a grama do minério esta sendo negociada entre 135 e 137 reais esta semana, dependendo do teor do minério. Este valor é um dos melhores da historia de acordo com os garimpeiros e compradores de ouro.
Para os garimpeiros o momento é de recuperar o prejuízo já que a atividade requer auto investimento e a lucratividade e bem reduzida. Este momento atípico no preço do ouro deixa os mineradores otimistas.

O preço do ouro na bolsa de valores esta cotado a cerca de 1100 dólares a onça, não é uma das melhores cotações, mas o que tem puxado o valor para cima é a alta do dólar. No mercado internacional o ouro é negociado de acordo com a moeda americana e se ela continuar neste patamar o a tendência é a valorização maior do ouro.
Itaituba é conhecida como cidade pepita graças a produção de minério, especialmente o ouro. Acredita-se que todos os meses sejam extraídas cerca de uma tonelada do metal da província aurífera do tapajós. Este recurso é responsável por mais de 60% do giro econômico de Itaituba, segundo entidades ligadas ao comercio.
 A valorização do ouro é bom principalmente para os empreendedores do ramo e mais diretamente aos garimpeiros, são eles que enfrentam inúmeras adversidades para encontrar o precioso metal.


Comentários